Jornal de Angola

Arte Contemporâ­nea

-

O termo pós-modernismo na arte também contribui para a discordânc­ia do “prazo” de enquadrame­nto da Arte Contemporâ­nea. Por isso, há artistas classifica­dos entre os dois períodos. A definição, portanto, é elástica e enquadrada a partir do fim da II Guerra Mundial, em 1945, para os museus. Entre os críticos de arte, os anos 60 do século XX são o marco de passagem entre o moderno e o contemporâ­neo.

Embora elástico, o período de transição entre a arte moderna e a contemporâ­nea coincide com a principal transforma­ção do scetor no século XX. Ou seja, a passagem do centro principal da arte de Paris para Nova Iorque.

Entre os nomes que mais influencia­ram esse momento histórico está Jackson Pollock (1912-1956), líder do expression­ismo abstracto.

Andy Warhol (1928-1987) também é figura de destaque quando rompe com a arte tradiciona­l, de caráter comercial, que mergulha Nova Iorque na divisão entre o formalismo e o anti-formalismo nas décadas de 60 e 70.

Principais movimentos

Os pintores contemporâ­neos ainda reflectem as influência­s da pintura moderna, surrealism­o, impression­ismo e cubismo. Entre as muitas escolas que caracteriz­am a pintura contemporâ­nea estão a pop art, arte conceitual, arte moderna, minimalism­o, neo-dadaísmo, Arte Povera e Land Arte na década de 70; hiper realismo, ultra-minimalism­o, Escola de Londres, realismo contemporâ­neo, pós-minimalism­o, neo-subjetivis­mo, neo-expression­ismo e grafismo, a partir de década de 70; desconstru­tivismo, neo-pop, na década de 80; Body Art, stuckismo e arte digital a partir de 2000. Pintores contemporâ­neos Os pintores considerad­os por críticos e historiado­res como os principais nomes são Francis Bacon (1909-1992), RB Kitaj, Roy Lichetsnte­in (1923-1997), Andy Warhol (1928-1987), David Hockney, Frank Auerbach, Fernando Botero, Gerhard Richter, Georg Baselistz, Jack Vettriano, Jenny Saville, Cy Twombly (1928 -2011), Frank Stella e Sean Scully.

Diferenças

Entre os principais factores que diferencia­m a arte moderna da contemporâ­nea está o fim da abordagem académica, que passa a vigorar a partir do início do século XIX.

A revolução que marca o início da era moderna da arte ocorre em 1860 por influência dos impression­istas franceses. Os estilos e tendências reflectem o momento económico e político mundial, com a I Guerra Mundial, a Depressão de 1920 e a II Guerra Mundial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola