Jornal de Angola

Monólogo protagoniz­ado por Daniela Vieitas

-

“O Lugar”, conto da autoria de Daniela Vieitaspub­licado em Portugal pela editora “Frente e verso”, em 2014, temilustra­ções de Margarida Ramos e foi adaptado aoteatro pela autora. No acto de representa­ção está apenas a actriz, num puro exercício teatral sem cenário, objectos, nem banda sonora. Todas as cinco personagen­s são interpreta­das pela autora, que alterna em cada cena com mestria, num exímiotrab­alho de interpreta­ção.

Em cena a actriz conta a história, canta, dança, passa por todos os sentimento­s. “O Lugar” narra, em palavras simples, um novo olhar sobre a criação, em que um homem e uma mulher chegam ao “Lugar do nada”. Com dificuldad­es, alegrias, tristezas, ânimo, confiança e desalento, vão construind­o a vida no “Lugar do nada”, que se transforma em lugar em que se pode construir um futuro. Esta história esconde um sentido profundo de humanidade, relações e aprendizag­ens.

Apesar de todas as vozes em contrário, acreditam que do “nada” pode nascer o “tudo”, e a história desenvolve-se com base nessa convicção. Segundo podemos ler no prospecto, “A peça estreou-se em Agosto de 2013, no Festival “Noites no Claustro” na cidade de Braga, em Portugal. Passou ainda por Lisboa, Porto, Coimbra, Viana do Castelo, Póvoa do Lanhoso e Fátima comdirecçã­o artística de Paulo Duarte.

Daniela Vieitas, actriz profission­al, fez a sua estreia no âmbito do “Porto- capital europeia da cultura”, em 2001, e trabalhou com o “Teatro ao Largo”, “Teatro Montemuro” e “Ensemble Teatro”. Ao longo da carreira participou em diversos espectácul­os com os encenadore­s, Graeme Pulleyn, Paulo Duarte, José Carretas, Steve Johnstone, YoJoets, Lígia Roque e Eduardo Correia”.

 ?? DR ?? Daniela Vieitas protagoniz­a o monólogo
DR Daniela Vieitas protagoniz­a o monólogo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola