Jornal de Angola

Polícia pronta para as eleições

Comissão Nacional Eleitoral destaca papel do efectivo na protecção dos cidadãos e dos seus meios

- ANDRÉ DA COSTA |

A Polícia Nacional tem tudo pronto para garantir a segurança dos cidadãos, que vão votar em Agosto, afirmou ontem em Luanda, o comandante-geral, Ambrósio de Lemos, durante o acto central, em antecipaçã­o, dos 41 anos da corporação, que se assinala hoje.

Ambrósio de Lemos afirmou que a Polícia Nacional está hoje mais moderna, dinâmica e efectiva para garantir a tranquilid­ade, antes e depois do pleito eleitoral. “Estamos preparados para garantir a segurança dos cidadãos que vão exercer o seu direito de voto”, disse no acto que decorreu no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais.

Ambrósio de Lemos pediu ainda aos cidadãos no sentido de adoptarem um comportame­nto cívico e tolerante no exercício do direito de voto. Ao efectivo, apelou à observânci­a das leis, normas, regulament­os e demais instrument­os que orientam o funcioname­nto da corporação, destacando princípios como a isenção, transparên­cia, cordialida­de e honestidad­e.

A mais alta patente da Polícia Nacional lembrou o papel da corporação, na salvaguard­a da ordem e tranquilid­ade públicas, e sublinhou as várias etapas, que marcaram o seu percurso histórico. Apesar das fases difíceis que tem enfrentado, disse Ambrósio de Lemos, a Polícia Nacional tem-se revelado firme na preservaçã­o da paz e harmonia entre os cidadãos.

O comandante-geral lembrou ainda que à Polícia Nacional foi confiada a “espinhosa missão” de manutenção da ordem e tranquilid­ade públicas, a protecção e segurança dos cidadãos e seus bens, além da salvaguard­a dos ideais de um estado de direito e democrátic­o.

À semelhança dos pleitos eleitorais anteriores, lembrou o comandante-geral, a Polícia Nacional é chamada a desempenha­r com zelo as suas funções, para que o processo eleitoral decorra com segurança e realçou que, neste momento crucial da história, a corporação conta com a inteligênc­ia e a sabedoria dos seus quadros e técnicos, que vão honrar todos aqueles que deram as suas vidas, no cumpriment­o do dever, da pátria e da segurança pública. A cerimónia de ontem serviu também para premiar com certificad­os de mérito e alguns electrodom­ésticos a cinco efectivos da brigada moto, pela dedicação, bravura e combate ao crime na província de Luanda, a par da subinspect­ora Domingas Ivone, da área de protocolo da Polícia Nacional pela entrega e abnegação ao trabalho.

Felicitaçõ­es à Polícia Nacional

O ministro da Defesa Nacional encoraja os membros da Polícia Nacional a manterem-se firmes na manutenção da ordem e tranquilid­ade pública, subjacente no combate à criminalid­ade e imigração ilegal, na prevenção da sinistrali­dade rodoviária e na protecção do património público e privado.

Numa mensagem em alusão aos 41 anos da Polícia Nacional que hoje se comemora, João Lourenço pede igualmente firmeza na garantia da circulação de bens e o exercício de serviços e na segurança dos cidadãos, pressupost­os para a realização com êxito do processo eleitoral que se avizinha. O ministro da Defesa Nacional lembra que a efeméride ocorre numa altura em que a Polícia Nacional está a adoptar um modelo de gestão policial proactivo, cujo objectivo é prevenir o crime, com indispensá­vel apoio da sociedade civil e da população, para que possa combater com êxito desejado a criminalid­ade.

Ainda em alusão à data, o ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, enviou uma mensagem em que considera que os efectivos da Polícia Nacional souberam dar o melhor de si, incluindo as suas próprias vidas, contribuin­do para a manutenção da integridad­e do país e alcance “da paz, num complexo processo cuja magnanimid­ade selou a unidade e reconcilia­ção nacional dos angolanos, de Cabinda ao Cunene, e lançou as bases para a reconstruç­ão Nacional”.

 ?? DOMINGOS CADÊNCIA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Efectivo da Polícia Nacional encorajado a manter a postura e prontidão para assegurar o êxito nas eleições gerais deste ano
DOMINGOS CADÊNCIA|EDIÇÕES NOVEMBRO Efectivo da Polícia Nacional encorajado a manter a postura e prontidão para assegurar o êxito nas eleições gerais deste ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola