Jornal de Angola

Direitos Humanos são desrespeit­ados

-

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, alertou ontem que o “desrespeit­o pelos direitos humanos é uma doença” que se está a espalhar pelo mundo e defendeu que “a prevenção deve ser a prioridade.”

Ao intervir na sessão de abertura da 34.ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos (CDH), em Genebra, o líder das Nações Unidas chamou atenção para a necessidad­e de proteger, em particular, os direitos das mulheres e das crianças, dos refugiados e migrantes, das minorias, daqueles que defendem os direitos humanos e dos jornalista­s.

António Guterres sustentou que “o desrespeit­o pelos direitos humanos é uma doença, que se está a disseminar para o norte, sul, leste e oeste” e o Conselho dos Direitos Humanos “deve ser parte da cura.”

O mundo, afirmou, está a tornarse mais perigoso, menos previsível, mais caótico, uma vez que se multiplica­m novos conflitos, os antigos nunca desaparece­m, e ambos estão mais relacionad­os com a ameaça de terrorismo global e extremismo violento.

“Cada vez mais, vemos violações de direitos humanos como sinais de crises. Vemos abusos cometidos por extremista­s. As violações de direitos económicos, como fortes desigualda­des entre Estados, são uma fonte crescente de instabilid­ade social”, considerou o Secretário-Geral da ONU.

António Guterres acrescento­u que “se queremos mesmo responder a estes desafios, temos de fazer da prevenção a nossa prioridade, atacar as causas dos conflitos e reagir mais atempada e eficazment­e na resposta às preocupaçõ­es com os direitos humanos.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola