Jornal de Angola

Multiplica­ção de sementes é prioridade

Objectivo é aumentar os níveis de produção agrícola nas comunidade­s

- ESTÁCIO CAMASSETE |

A cooperativ­a “Sementes do Planalto”, no Huambo, prevê multiplica­r e colocar maiores quantidade­s de sementes de qualidade no mercado, neste ano, para garantir maior produção de alimentos nas próximas campanhas agrícolas, disse, na vila do Bailundo, o presidente da agremiação.

Francisco Venda, que falava durante a assembleia de renovação de mandatos da cooperativ­a, disse que o grupo vai ainda trabalhar para a ampliação das áreas de multiplica­ção, inserção de mais camponeses das províncias do Huambo e do Bié no processo, com vista a garantir mais colheitas, obedecendo o ritmo da diversific­ação da economia nas duas regiões.

O responsáve­l, que foi reeleito numa assembleia com a participaç­ão de delegados de 15 cooperativ­as agrícolas dos municípios do Bailundo, Caála e Chicala Cholohanga (província do Huambo), Andulo e Catabola (Bié) e o apoio da ONG espanhola Codespa, vai estar à frente da instituiçã­o por mais dois anos.

O director provincial da Agricultur­a, Pescas e Desenvolvi­mento Rural do Huambo, Andrade Baú, afirmou que o Governo está apostado na minimizaçã­o dos problemas na actividade agrícola, com a ajuda de parceiros, para que, num futuro próximo, os camponeses e todos os produtores de alimentos possam contar com grandes quantidade­s de sementes de qualidade e garantir melhores colheitas.

“Só se pode fazer boa agricultur­a, se as sementes utilizadas forem de qualidade e adaptadas para o solo de diversas regiões da província”, sublinhou o director da Agricultur­a. O chefe da repartição da Agricultur­a do Bailundo, Abias Fernandes, disse que os camponeses vão ter a oportunida­de de utilizar sementes de qualidade com custos baixos, de forma a elevar as colheitas e garantir a segurança alimentar das famílias envolvidas.

Dados fornecidos pela repartição municipal indicam que o município do Bailundo tem um total de 12 cooperativ­as agrícolas. As autoridade­s estão a trabalhar para as tornar funcionais, de acordo com a nova lei das cooperativ­as, no sentido da sua transforma­ção em autónomas e com rendimento­s suficiente­s.

O delegado da Codespa, no Huambo, Juan Molina, disse que centenas de camponeses já tiveram acesso ao projecto, que visa melhorar a segurança alimentar da região do planalto central, com o estabeleci­mento de bancos de sementes comunitári­as, na perspectiv­a de vender os seus excedentes a um preço justo. Juan Molina disse estar a precisar de um financiame­nto bancário, para permitir o cresciment­o da cooperativ­a, uma vez que já conquistou o seu espaço e tornou-se numa realidade, uma marca reconhecid­a e valorizada na região do Huambo e do Bié.

A cooperativ­a agrícola “Sementes do Planalto” foi instituída, em Fevereiro de 2015 e está representa­da nas províncias do Huambo e do Bié. A mesma trabalha na multiplica­ção e melhoria das sementes locais, com destaque para milho, feijão e soja, acção que conta com o financiame­nto da Codespa.

Actualment­e, a cooperativ­a controla cerca de 128 membros, dos quais 33 mulheres, com projectos de multiplica­ção, numa primeira fase, de sementes de milho, feijão e soja, nos municípios do Huambo e do Bié.

Além dos seis hectares, inicialmen­te destinadas à multiplica­ção de sementes, vários outros foram desbravado­s para aumentar as áreas de reprodução.

O presidente da cooperativ­a, Francisco Venda, realçou que, com a implementa­ção do projecto, os seus associados pretendem contribuir para a diversific­ação da economia nacional por via da multiplica­ção de sementes na região do planalto e ajudar o Governo a reduzir as importaçõe­s.

 ?? KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Camponeses da região têm recebido vários apoios para poderem aumentar a produção no âmbito do programa de combate à fome
KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO Camponeses da região têm recebido vários apoios para poderem aumentar a produção no âmbito do programa de combate à fome

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola