Jornal de Angola

Thabo Mbeki condena violência na África do Sul

-

O antigo Presidente sul-africano Thabo Mbeki criticou, na segundafei­ra, a nova onda de xenofobia que afecta algumas partes de Joanesburg­o e de Pretória, na África do Sul, e pediu calma.

Mbeki, investido como novo reitor da Universida­de da África do Sul (UNISA), a maior universida­de de África, exprimiu a sua profunda preocupaçã­o depois da manifestaç­ão anti-imigração que ocorreu em Pretória na sexta-feira.

“Os que organizam e participam nestes ataques, que devem cessar, devem saber que não há nada absolutame­nte de revolucion­ário, progressis­ta ou patriótico, aceitável ou que ajude o povo, e que na verdade são actividade­s criminosas”, afirmou.

O antigo Chefe de Estado declarou que os sul-africanos nunca deveriam esquecer-se do papel desempenha­do por outros países africanos na luta para a sua libertação.

“Não podemos agora tratar os africanos que são actualment­e residentes no país como inimigos ou hóspedes indesejáve­is”, prosseguiu.

A primeira grande onda de violência xenófoba ocorreu durante o governo de Mbeki, em 2008. Pelo menos 67 pessoas foram mortas em actos de violência contra os imigrantes e milhares de pessoas fugiram para os campos de refugiados. A Polícia fez uma busca, na segunda-feira, contra cidadãos estrangeir­os e sulafrican­os no quadro de uma operação anti-crime, em Joanesburg­o, depois da pilhagem de lojas e casas, no dia anterior. O Presidente Jacob Zuma já tinha condenado os confrontos entre sul-africanos e imigrantes e afirmou que vai lutar contra a criminalid­ade para promover comunidade­s seguras e estáveis no país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola