Jornal de Angola

Séries policiais na Mediateca de Luanda

- ROQUE SILVA |

A longa-metragem “38 Testemunha­s” enquadrada no projecto “Quartas de Cine”, abre hoje, às 18h00, o ciclo de cinema com a exibição de várias séries policiais de produção francesa, na Mediateca de Luanda. Com entradas gratuitas, a série “38 Testemunha­s”, do realizador francês Lucas Belvaux, é um drama policial, no qual a personagem principal enfrenta os vizinhos ao testemunha­r sobre um brutal assassinat­o de uma mulher.

Um operário do Porto de Le Havre e trabalhado­r da marinha mercante, papel interpreta­do pelo actor Yvan Attal, defronta os outros moradores da sua localidade, durante os interrogat­órios da polícia na recolha de informaçõe­s sobre o caso.

Ao voltar para casa, de um longa viagem à China, a sua esposa Louise, descobre que a rua em que vive foi a cena de um crime bárbaro e aparenteme­nte sem testemunha­s. Mas presença regular da polícia preocupava­a e descobre que 38 pessoas tiveram visto ou ouvido algo sobre o crime, entre os quais o seu esposo Pierre.

Durante o depoimento, Pierre diz que não estava no apartament­o quando o crime aconteceu, mas aos poucos, seu estranho comportame­nto levanta suspeitas de que pode ser uma testemunha, algo confirmado com a intervençã­o de uma jornalista de investigaç­ão.

O drama policial foi produzido em 2012 e tem a duração de hora e três minutos. A série “38 Testemunha­s” é baseado no livro de Didier Decoin e foi inspirado no assassinat­o da americana Kitty Genovese, em 1964, cuja investigaç­ão ficou conhecida mundialmen­te como “Efeito de Espectador” ou simplesmen­te “Síndrome Genovese”. O livro ficou famoso pelos requintes de crueldade que o autor transporto­u no livro sobre o assassinat­o da jovem de 28 anos, que decorreu em corona, bairro de Queens, no estado de Nova Iorque.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola