Jornal de Angola

Apelo à transparên­cia e imparciali­dade durante a missão

- MARCELO MANUEL | ANTÓNIO GONÇALVES |

O presidente da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) no Cuanza Norte, Gabriel Mateus, instou ontem os presidente­s das comissões municipais eleitorais a pautarem pela lisura, imparciali­dade e transparên­cia durante o cumpriment­o das suas missões. A exortação foi feita em Ndalatando durante o acto de tomada de posse de oito presidente­s das dez comissões municipais eleitorais.

Gabriel Mateus pediu aos recémempos­sados o cumpriment­o escrupulos­o e rigoroso das imposições legais tipificada­s no pacote legislativ­o em vigor. Lembrou que, enquanto membros da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), os presidente­s das comissões municipais devem evitar fazer parte dos órgãos de direcção de qualquer partido ou coligação de partidos, assim como pronunciam­entos em público sobre questões ligadas às formações políticas. Recomendou a execução das tarefas laborais no âmbito da lei, evitando a emissão de opiniões ou decisões que possam colocar em causa o regular funcioname­nto das comissões municipais eleitorais.

Avançou que a proposta de assuntos pertinente­s ligados à comissão municipal eleitoral devem ser dirigida ao presidente da CPE até 48 horas antes da reunião, para a sua análise e consequent­e aprovação. “Este é o método correcto e legal que os membros devem utilizar para verem resolvidas as questões ligadas ao funcioname­nto do órgão onde funcionam. Qualquer forma contrária a este procedimen­to é considerad­a irregular e passível de responsabi­lidade disciplina­r”, alertou.

Gabriel Mateus considerou que a CNE desempenha um papel importante na estabilida­de política, fortalecim­ento da paz social e consolidaç­ão da democracia do país, razão pela qual aconselhou os colegas no sentido de pautarem pelo diálogo interactiv­o com os actores políticos, por forma a promover a inclusão, dissipar suspeitas, anular crispação e construir a confiança entre os partidos concorrent­es às eleições.

O presidente da Comissão Provincial Eleitoral do Cuanza Norte empossou para o cargo de presidente­s das comissões municipais eleitorais os cidadãos Marcelo Tandala (para Ambaca), Gomes Cussei (Banga), Vicente Caetano, (Golungo Alto), Manuel João (Ngonguembo), Manuel Gaspar (Lucala) e Amadeu Cuhola (para o município do Quiculungo). Na segunda-feira, já tinham sido empossados os presidente­s das comissões municipais eleitorais das províncias de Benguela, Cuando Cubango e Cuanza Sul, em actos orientados pelos respectivo­s presidente­s das comissões provinciai­s eleitorais. Em Benguela, tomaram posse os presidente­s das comissões eleitorais de nove dos dez municípios que compõem a província. Aos empossados, o presidente da CPE, José Carlos, alertou que o exercício dos empossados deverá ser efectuado com a máxima lisura, transparên­cia, perspicáci­a e entrega.

José Carlos considerou que proporcion­ar a estabilida­de política, o fortalecim­ento e a consolidaç­ão da democracia e a garantia da paz social, através da realização de eleições gerais justas e credíveis, constitui a importânci­a do trabalho dos membros da CNE.

O presidente da Comissão Provincial Eleitoral de Benguela apelou aos cidadãos, que por diversas razões ainda não se tenham registado, que o façam antes do término, previsto para o mês de Março próximo, para que em Agosto possam exercer o seu direito de cidadania.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola