Jornal de Angola

Violação da fronteira com índices baixos

-

A Polícia de Guarda Fronteira de Angola (PGFA) registou 18 infracções de violação da fronteira entre a província do Zaire (Angola) e a região do Congo Central (RDC) nos últimos sete dias, anunciou ontem, em Mbanza Congo, o Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional.

Segundo uma nota de imprensa, comparativ­amente à semana passada, se registou uma diminuição de duas ocorrência­s de transposiç­ão ilegal da fronteira, com uma média diária de dois casos.

Em relação às acções de controlo e fiscalizaç­ão de estrangeir­os em situação migratória ilegal, a Polícia informa terem sido interpelad­os e detidos em diversas localidade­s da região 90 cidadãos da República Democrátic­a do Congo, mais 16 que na semana anterior.

Acrescenta que, após procedimen­tos administra­tivos, os referidos estrangeir­os foram repatriado­s pelo Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME).

Semanalmen­te, dezenas de cidadãos estrangeir­os, principalm­ente da RDC são interpelad­os e detidos pelas autoridade­s competente­s, por entrada e permanênci­a ilegal no território nacional.

A província do Zaire é uma das principais entradas da imigração ilegal para Angola. Partilha 330 quilómetro­s de fronteira com o Congo Central (RDC), sendo 180 de fronteira terrestre e 150 quilómetro­s de fronteira fluvial, através do rio Zaire.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola