Jornal de Angola

François Fillon responde por empregos fantasmas

-

O candidato conservado­r às eleições presidenci­ais francesas, François Fillon, anunciou ontem que vai ser indiciado em breve pelo caso de empregos fantasmas, mas que se mantém até ao final na corrida pela Presidênci­a.

“O meu advogado informou que vou ser intimado no dia 15 de Março pelos juízes de instrução para ser indiciado”, afirmou o candidato Fillon, em declaração à imprensa.

O candidato da direita, que há dois meses tem a sua campanha prejudicad­a pela revelação do emprego fictício da esposa, assegurou que vai comparecer perante a Justiça.

Marine Le Pen

Uma comissão do Parlamento Europeu abriu, na terça-feira, o caminho para a líder da extrema direita francesa Marine Le Pen perder a imunidade parlamenta­r pelas imagens do Estado Islâmico divulgadas por ela no Twitter. A Procurador­ia francesa abriu uma investigaç­ão em Dezembro de 2015, depois de a presidente da Frente Nacional divulgar no Twitter imagens das atrocidade­s cometidas pelo Estado Islâmico, incluindo a foto do corpo decapitado do jornalista norte-americano James Foley. Nas três imagens divulgadas por Le Pen, sob o título de “Isto é Daesh!” (acrónimo do Estado Islâmico em árabe), podia verse um homem com um uniforme laranja debaixo de um tanque, um homem vestido da mesma maneira ardendo numa jaula e o corpo de um homem decapitado.

Os membros da Comissão dos Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu votaram, na terça, a favor de suspender a imunidade de Le Pen, como reivindica­va a Justiça francesa, informaram fontes oficiais à agência de notícias AFP.

O Parlamento Europeu tem de se pronunciar sobre o caso hoje. Em geral, as decisões da comissão são apoiadas pela Assembleia.

Protegida pela sua imunidade de eurodeputa­da, Marine Le Pen negou-se a prestar declaraçõe­s na Polícia, na sexta, dia 24 de Fevereiro, por um caso de empregos fantasmas no Parlamento Europeu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola