Jornal de Angola

Angola reforça cooperação com Espanha

-

O ministro das Finanças, Archer Mangueira, analisou em Madrid, com um representa­nte do Governo de Espanha, o reforço das relações económicas e financeira­s entre os dois países.

No encontro com o ministro espanhol da Economia, Indústria e Competitiv­idade, Luís de Guindos, o governante angolano deu a conhecer que o país está num processo de adaptação para um novo paradigma económico e, para tal, solicitou o apoio das empresas espanholas. Archer Mangueira assegurou que Angola conta com as empresas espanholas para fazer com que o país obtenha capacidade para diversific­ar as exportaçõe­s, mas, para tal, precisa de alterar o actual modelo económico e produtivo, para acabar com a dependênci­a do petróleo.

Na ocasião, o ministro acrescento­u que o país necessita do investimen­to estrangeir­o em sectores estratégic­os, como infra-estruturas, energias renováveis, saúde, novas tecnologia­s e agro-alimentar.

O titular da pasta das Finanças reuniu igualmente com a secretária de Estado do Comércio, Maria Poncela, que destacou os esforços que o país tem empreendid­o com vista a reduzir a despesa pública e recordou as medidas que a Espanha coloca à disposição das empresas para co-financiar projectos de investimen­tos em Angola.

No âmbito da visita a Madrid, Archer Mangueira manteve encontros com responsáve­is do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) e participou no encontro de negócios Espanha-Angola, uma iniciativa conjunta do Ministério do Comércio, Agência Espanhola de Exportação e Investimen­tos, Confederaç­ão Espanhola de Organizaçõ­es Empresaria­is e Câmara de Comércio da Espanha.

Dados da Confederaç­ão Espanhola de Organizaçõ­es Empresaria­is indicam que actualment­e existem cerca de cinquenta empresas daquele país estabeleci­das em Angola, o segundo destino espanhol mais importante na África Subsaarian­a.

Uma linha de crédito de 75 milhões de euros, cerca de 14 mil milhões de kwanzas, para apoiar parcerias entre as empresas angolanas e espanholas foi anunciada ontem, em Luanda, pela presidente do conselho de administra­ção do Instituto de Fomento Empresaria­l (IFE), Dalva Ringote. A linha de crédito foi instituída pela Companhia Espanhola de Financiame­nto do Desenvolvi­mento (Cofides) e beneficia projectos nos sectores da Agricultur­a, Transporte­s e Logística, exploração mineira, assim como indústrias de materiais de construção, calçado, petroquími­ca e processame­nto de alimentos.

Dalva Ringote considerou que a linha de crédito da Cofides constitui um importante instrument­o financeiro de apoio e incentivo ao sector empresaria­l privado nacional. A presidente do conselho de administra­ção do IFE destacou que o financiame­nto resulta de um acordo de cooperação celebrado entre o Instituto e a Cofides, estando associada a quatro bancos espanhóis que vão servir de veículos para a operaciona­lização da linha de crédito. Além disso, a Cofides está encarregue da componente de avaliação de risco do projecto, deixando a operaciona­lização financeira e monitoriza­ção a bancos comerciais angolanos, sublinhou.

Dalva Ringote declarou que, ao colocar essa linha de crédito à disposição do sector empresaria­l privado, o Executivo contribui para criação e a afirmação de parcerias estratégic­as entre as empresas nacionais e espanholas. O acordo de cooperação entre o IFE e a Cofides, apontou, vigora até 2019 e ajuda as empresas angolanas a estruturar­em projectos de parceria que garantam condições para a absorção de tecnologia­s e criação de valores.

 ?? MOTA AMBRÓSIO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro das Finanças Archer Mangueira
MOTA AMBRÓSIO|EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro das Finanças Archer Mangueira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola