Jornal de Angola

Rede de energia eléctrica chega à vila de Quiculungo

- ANDRÉ BRANDÃO |

A vila do Quiculungo, 140 quilómetro­s a norte de Ndalatando, na província do Cuanza Norte, vai beneficiar, pela primeira vez na sua história, a partir dos finais de Abril do corrente ano, de energia eléctrica, provenient­e da barragem de Capanda, informou ontem o administra­dor municipal.

Luís Lemba, que falava no termo da visita do governador provincial do Cuanza Norte, José Maria Ferraz dos Santos, a alguns empreendim­entos sociais nos municípios de Samba Cajuú e Quiculunng­o, disse que o itinerário do projecto de electrific­ação de Quiculungo passa pelas subestaçõe­s de Lucala e Pamba de Sonhe, tendo referido que os postos estruturad­os em betão já estão a um quilómetro da sede municipal.

O governador provincial do Cuanza Norte, ao usar da palavra, disse que o programa do Governo inerente à expansão do fornecimen­to de energia eléctrica contempla, numa primeira fase, o município de Quiculungo, seguindo-se Bolongongo, Golungo-Alto, Banga, comuna de Cambondo, terminando em Quilombo Quiaputo, Ngonguembo.

José Maria Ferraz dos Santos orientou à Direcção Provincial da Energia e Águas e à empresa encarregue pela construção da linha de transporte de energia eléctrica a aproveitar­em a ramificaçã­o do projecto para fornecer energia às comunidade­s de Cachari, Dala Muhembe e Kiela (Samba Caju), situadas na mesma rota. Após auscultar as preocupaçõ­es dos sobas e da população do Samba Caju, José Maria Ferraz dos Santos referiu que muitas questões vão merecer soluções urgentes por parte do Governo, pois, acrescento­u, recebeu garantias da Administra­ção Municipal de Samba Caju de que estão dentro do seu programa.

O governador provincial louvou a iniciativa da empresa construtor­a e da Administra­ção do município por terem instalado na subestação de Pamba de Sonhe equipament­os considerad­os de última geração, com possibilid­ade de manuseio através de um sistema digital e de uma tela que permite manobras operaciona­is à distância.A subestação de Pamba de Sonhe faz parte de um grupo da Direcção Regional Norte, composta por Uíge, Maquela de Zombo e Zaire, numa linha de transporte de 120 CAV, que parte do município de Lucala, no Cuanza Norte, até â província do Uíge. Vista parcial da vila de Quiculungo

 ?? NILO MATEUS|CUANZA NORTE|EDIÇÕES NOVEMBRO ??
NILO MATEUS|CUANZA NORTE|EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola