Jornal de Angola

UNTA já prepara a festa do Dia dos Trabalhado­res

- WALTER ANTÓNIO |

A UNTA-Confederaç­ão Sindical começou a preparar ontem o desfile central do 1.º de Maio, Dia Internacio­nal do Trabalhado­r, que vai decorrer na cidade de Luanda.

A informação foi avançada ao Jornal de Angola pelo secretário-geral, Manuel Viage, depois da abertura da Jornada Sindical do Trabalhado­r e a Jornada Março-Mulher.

Manuel Viage declarou que, neste período em que o país enfrenta uma crise económica e financeira, os trabalhado­res são orientados a ser solidários e unidos para vencerem as dificuldad­es diárias.

O sindicalis­ta pediu aos trabalhado­res que participem em todas as actividade­s e manifestaç­ões programada­s pela UNTA-CS e afirmou que, no Dia Internacio­nal do Trabalhado­r, a organizaçã­o que dirige está “sempre disponível para realizar manifestaç­ões conjuntas com outras centrais sindicais”, por o objectivo que persegue é a união dos trabalhado­res. Além da UNTA-CS há em Angola mais duas centrais sindicais, a Força Sindical Angolana(FSA) e a Central Geral dos Sindicatos Independen­tes e Livres de Angola CGSILA).

Manuel Viage lembrou que, no ano passado, a CGSILA foi a única central sindical que não participou no desfile conjunto.

O secretário-geral da UNTA declarou, por outro lado, que o Acordo Colectivo de Trabalho é um instrument­o indispensá­vel para a gestão das relações jurídico-laborais. “Temos trabalhado para elevar a cultura da negociação colectiva, que deve ser praticada por todas as empresas”, acentuou o sindicalis­ta da mais antiga confederaç­ão sindical em Angola.

Manuel Viage aconselhou os empregador­es a investirem mais na segurança e higiene no trabalho, com vista á redução do número de vítimas de doenças profission­ais.

 ?? DOMBELE BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A UNTA é a confederaç­ão sindical que congrega no país um número expressivo de sindicatos
DOMBELE BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO A UNTA é a confederaç­ão sindical que congrega no país um número expressivo de sindicatos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola