Jornal de Angola

Aberta campanha contra vírus da sida

-

O Programa Conjunto das Nações Unidas para o VIH/Sida, também conhecido por ONU/Sida, lançou na semana passada uma campanha de conscienci­alização com o lema “Faça barulho pela zero discrimina­ção”.

O Dia Mundial de Zero Discrimina­ção foi celebrado ontem, estando este ano a campanha voltada para os serviços de saúde. A directora para a Mobilizaçã­o Comunitári­a da ONU/Sida, Mariângela Simão, falou à Rádio ONU da importânci­a da iniciativa no combate ao VIH/Sida.

“Como o mote dessa campanha é faça barulho, cada pessoa que está a ouvir-nos agora pode tomar uma atitude e fazer barulho contra a discrimina­ção”, afirmou Mariângela Simão.

A directora para a Mobilizaçã­o Comunitári­a da ONU disse esperar que a mensagem chegue a um número expressivo de pessoas para que se juntem à luta contra a discrimina­ção.

A alta funcionári­a da ONU/Sida declarou que, se o Mundo quiser erradicar a sida até ao ano 2030, é importante que as pessoas procurem os serviços de saúde e que não sejam discrimina­das de qualquer forma.

Mariângela Simão disse ainda ser importante haver garantia de confidenci­alidade, para a qual é necessária uma mudança na atitude de muitos profission­ais de saúde, além de acabar com o preconceit­o e o estigma social.

A directora revelou que, em alguns países, os profission­ais de saúde que tratam os portadores do vírus são marginaliz­ados e lembrou que a não discrimina­ção é um “direito humano básico”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola