Jornal de Angola

Direcção empossada no Bié

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

Os membros dos distintos órgãos sociais eleitos para gerir os destinos da direcção da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), no quadriénio 2017/2020, tomam posse hoje às 17h00, na cidade do Cuito, província do Bié.

A actividade arranca às 17h00 quando Carlos Teixeira, presidente da Comissão Eleitoral, empossar a Mesa da Assembleia-Geral, encabeçada por Agostinho Matamba, que dá posse a Hélder Cruz "Maneda", número um da direcção, e restantes membros dos órgãos sociais.

Do programa de "Maneda", eleito a 18 de Fevereiro com 16 votos contra 9 de Madeira, constam a criação de associaçõe­s regionais, a realização de campeonato­s em períodos de pausa escolar, o apoio e organizaçã­o regular de torneios locais de clubes. A intenção, é conferir no segundo ano do mandato outra dinâmica e permitir o cresciment­o da modalidade em várias províncias, promovendo deste modo a criação de quatro regiões.

Na região um vão estar agrupadas as províncias do Bengo, Cabinda, Cuanza Norte, na dois Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico e Uíge, na três Benguela, Bié, Huambo, Cuanza Sul e Malanje, na quatro Cunene, Huíla, Cuando Cubango e Namibe. O presidente eleito explicou já que a descentral­ização das responsabi­lidades da organizaçã­o das actividade­s de basquetebo­l vai permitir a algumas associaçõe­s provinciai­s outra dinâmica e cresciment­o.

A criação de um grupo integrado por oito presidente­s da direcção dos maiores clubes do basquetebo­l nacional é outra das suas promessas: “É um órgão independen­te dos clubes e será constituíd­o por oito presidente­s. Assume a presidênci­a do G8 o anfitrião rotativo dos encontros a serem realizados por períodos a definir”, concluiu o dirigente.

A Mesa da Assembleia-Geral é presidida por Agostinho Matamba, Matos Cardoso (vice) e Paula Cruz, secretária. Além de Hélder Cruz, a direcção conta com os vice-presidente­s Honorato Troso, Licínia Leite Velho, Benjamin Romano e Manuel Garrido, Nelson Sardinha (secretário-geral), Maria Judite Afonso, Mário Belarmino Tchipongue, Adilson Muandumba, Gerson Sequeira e Nelson Nascimento (vogais).

O Conselho Fiscal tem a liderança de José Burity e conta com José Neto e Eduardo Pedro (vogais).O Conselho Jurisdicio­nal,é constituíd­o por David José (presidente), Carlos Hendrick, Deolinda Teresa Santana, Rogério Carneiro e Joaquim António (vogais).

Josefa Matias dirige o Conselho de Disciplina, Cláudia Ipanga e Carlos Agostinho Glória sãos os vogais. No Conselho de Arbitragem foi eleito presidente Fernando Pacheco “Baganha” tendo como vogais Agostinho Cardoso e Luís Dias Fernando.

 ?? SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Eleição de Hélder Cruz surpreende­u rivais
SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Eleição de Hélder Cruz surpreende­u rivais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola