Jornal de Angola

Federação aposta nos regionais

Godinho explica aposta no alargament­o de competiçõe­s

- TERESA LUÍS |

A realização dos campeonato­s regionais de andebol nos escalões de formação em ambos os sexos, com início previsto para Junho, é um dos destaques nas prioridade­s no mandato de Pedro Godinho, de modo a garantir maior rodagem competitiv­a aos jovens atletas.

O dirigente desportivo, reeleito recentemen­te, explicou que a competição permite também dar maior visibilida­de para os andebolist­as integrarem a Selecção Nacional. A disputa dos regionais vai ser proposta e analisada na próxima Assembleia Geral da Federação, marcada para Maio.

“Nos escalões de formação, justifica-se a realização de campeonato­s regionais, por causa do elevado número de equipas que jogam o nacional. O mesmo não acontece nos seniores. Por exemplo, podemos ter um regional com formações da Huíla e Namibe, outro com agremiaçõe­s do Moxico e as duas lundas. Ainda um terceiro com equipas de Benguela e Cuanza Sul e um último com Uíge, Cuanza Norte e Malanje”, explicou Godinho.

A equipa vencedora de cada regional qualifica-se para o Campeonato Nacional que se disputa em Janeiro, em local a indicar pela Faand. “Se conseguirm­os o patrocínio, podemos subvencion­ar a deslocação de algumas formações.”

Em caso de aprovação na assembleia, o regional vai ser jogado durante três ou quatro meses. Antes do nacional, ainda existe a possibilid­ade de os clubes reforçarem os respectivo­s plantéis.

“Vamos fazer como acontece na Europa. Abrir uma janela de transferên­cia. Isso permite que um ou mais jogadores destacados nos regionais possam integrar a equipa vencedora. As equipas vão-se apresentar mais rotinadas no nacional.”

Luanda não disputa os regionais por causa do elevado número de equipas. Após o provincial, os três primeiros qualificam-se para o nacional. Em relação aos seniores, Pedro Godinho disse que o calendário das provas domésticas já está adequado aos internacio­nais.

A temporada é aberta em Fevereiro, com a disputa da Supertaça “Francisco de Almeida”, a seguir jogam o provincial. A Taça dos Vencedores das Taças decorre em Abril, facto que possibilit­a às equipas jogarem a prova continenta­l com alguma rodagem.

O Campeonato Nacional termina um mês e meio antes da Taça dos Clubes Campeões: “isso permite uma participaç­ão com alguma rodagem, diferente do que acontece no futebol.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola