Jornal de Angola

Presidente Trump foi ao Congresso

-

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez o primeiro discurso no Capitólio, perante todo o Congresso

“Um novo espírito americano”, foi a promessa que Donald Trump deixou no fim do discurso que fez terça-feira (madrugada de quartafeir­a em Angola) pela primeira vez como Presidente dos EUA perante todo o Congresso norteameri­cano.

Em cerca de 01h15, Trump repetiu todas as promessas feitas durante a campanha eleitoral. Fê-lo num tom presidenci­al, solene, mas na grande maioria dos casos sem explicar como tenciona conseguir os seus objectivos.

Sempre em tom proteccion­ista, defendendo “a América primeiro”, Trump prometeu “reiniciar o motor da economia americana”, com medidas que, assegura, irão criar emprego e produzir riqueza.

Fez duras críticas à administra­ção de Barack Obama, nomeadamen­te no que respeita aos níveis de emprego, combate ao crime, corrupção no Estado e o Obamacare.

Um estudo financiado pelos Estados Unidos está a recrutar seropositi­vos na África do Sul para ajudar a encontrar formas de prevenir doenças cardíacas entre este grupo de pessoas. Uma pessoa com HIV tem mais do que o dobro de probabilid­ades de desenvolve­r doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais, vulgo trombose, do que uma seronegati­va. O estudo, financiado pelo Instituto de Saúde dos Estados Unidos, está a recrutar seropositi­vos sul-africanos com idades acima dos 40, que se vão juntar a americanos, brasileiro­s, tailandese­s e canadianos na pesquisa. Os anti-retrovirai­s oferecem uma esperança de vida quase normal para a pessoa seropositi­va.

Um casal nos Estados Unidos foi condenado a 20 e 15 anos de prisão, por ter invadido uma festa de aniversári­o de uma criança negra, na cidade de Douglasvil­le, e lançado insultos e ameaças racistas aos convidados. José Torres, de 26 anos, e Kayla Norton, de 25, choraram ao ouvir a sentença. Segundo a ABC News, em Julho de 2015, Torres e Norton, que têm 3 filhos, faziam parte de um grupo de “admiradore­s da bandeira confederad­a”, que passou dois dias a circular de carrinha pelos subúrbios de Atlanta, na Geórgia, xingando pessoas negras, após o massacre na igreja de Charleston, na Carolina do Sul. O grupo estava irritado com o facto de, em muitos lugares, a bandeira-símbolo do sul dos EUA estar a ser retirada como forma de reacção às mortes no ataque.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola