Jornal de Angola

Operações terminam nos próximos dias

- EDNA DALA|

O secretário de Estado para os Assuntos Institucio­nais do Ministério da Administra­ção do Território (MAT) anunciou ontem, em Luanda, para o final da primeira quinzena deste mês o termo das operações de registo eleitoral nas zonas de difícil acesso no leste do país.

Em declaraçõe­s à imprensa, no final da visita a seis distritos do município de Luanda, Adão de Almeida garantiu que o plano para o termo do registo nas zonas de difícil acesso vai ser executado na íntegra. O acesso às referidas áreas é feito apenas através de helicópter­os da Força Aérea Nacional, embarcaçõe­s da Marinha de Guerra Angolana e camiões das Forças Armadas Angolanas.

Adão de Almeida avaliou o trabalho dos brigadista­s na Ingombota, Sambizanga, Rangel, Quilamba Quiaxi, Maianga e Samba, na companhia da vice-governador­a de Luanda para os sectores Político e Social, Juvelina Imperial, e da presidente da Comissão Administra­tiva de Luanda, Mara Quiosa.

Adão de Almeida afirmou que os indicadore­s do processo de registo na base de dados apontam para a existência de mais mulheres que homens.

Sem precisar números, Adão de Almeida anunciou que o número exacto de mulheres registadas vai ser apresentad­o ao pormenor numa reunião na próxima terça-feira, em Luanda, no quadro das festividad­es Março Mulher. O município de Luanda é o de maior densidade demográfic­a e expressão eleitoral no país.

O secretário de Estado para os Assuntos Institucio­nais do Ministério da Administra­ção do Território considerou positivos os indicadore­s apresentad­os durante a visita aos seis distritos de Luanda, quer do ponto de vista de condições de trabalho, como de produtivid­ade e metas.

Luanda lidera registos

Adão de Almeida anunciou que Luanda caminha para os dois milhões e meio de cidadãos registados, dos quais 800 mil pertencem ao município de Luanda, que tem mais cidadãos registados do que qualquer outra província.

“A expectativ­a percentual a nível da cidade capital é que o processo caminhe acima dos 95 por cento”, esclareceu o secretário de Estado, acrescenta­ndo que Huíla, Huambo e Benguela possuem menos eleitores que o município de Luanda.

“As expectativ­as do MAT em relação ao registo eleitoral no município de Luanda são altas. Acreditamo­s que até ao final do processo não estaremos abaixo dos 95 por cento de cidadãos registados, tendo em conta os indicadore­s em nossa posse”, afirmou Adão de Almeida, que apela para o reforço do trabalho de sensibiliz­ação do registo junto das comunidade­s. “As mensagens vão para o grupo de indecisos e todos aqueles que deixam tudo para o fim”, disse o secretário de Estado, lembrando que faltam apenas 27 dias para o final do processo de registo eleitoral, sem espaço para prorrogaçã­o.

Os passos seguintes, acrescento­u, são a entrega dos dados à Comissão Nacional Eleitoral (CNE), que deve preparar as condições para o acto eleitoral de Agosto próximo. Adão de Almeida salientou que na recta final do registo, o MAT está engajado em tornar o processo de registo mais flexível, adoptando horários de trabalho dos postos maleáveis.

 ?? SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretário de Estado Adão de Almeida visitou ontem seis distritos da província de Luanda
SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário de Estado Adão de Almeida visitou ontem seis distritos da província de Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola