Jornal de Angola

Vice dos EUA usou e-mail pessoal

-

O Vice-Presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, utilizou com frequência a sua conta pessoal de email para tratar assuntos sensíveis e de segurança nacional relacionad­os com o seu cargo como governador de Indiana, informou ontem o jornal local “The Indianapol­is Star”.

O jornal teve acesso a 29 páginas dos e-mails enviados por Pence a partir da sua conta pessoal, onde se comunicava com os principais assessores sobre assuntos que iam desde a segurança na residência do governador até ataques terrorista­s.

Num dos e-mails, Pence compartilh­ou uma informação do FBI sobre prisões de várias pessoas acusadas de terrorismo.

Apesar de entregar essas 29 páginas, o escritório do governador não forneceu um número indetermin­ado dos e-mails por considerar as informaçõe­s confidenci­ais ou sensíveis demais para divulgar entre o público. A conta de Pence foi vítima de um ataque cibernétic­o em 2016, segundo o jornal.

Durante a campanha, Pence foi muito crítico com a candidata democrata, Hillary Clinton, por ela ter utilizado a sua conta de e-mail pessoal enquanto era secretária de Estado, entre os anos de 2009 e 2013. Esse escândalo perseguiu a candidatur­a da democrata, já que foi protagonis­ta de uma profunda investigaç­ão por parte do FBI, que considerou que Hillary agiu de forma imprudente, apesar de não identifica­r indícios de crime. Embora não se tenha comprovado, críticos de Hillary acusaram a democrata de deixar exposta com o uso negligente do email algumas informaçõe­s que caíram em mãos equivocada­s e facilitara­m ataques como o do consulado em Benghazi, em 2012, onde quatro pessoas, entre elas o embaixador, foram assassinad­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola