Jornal de Angola

Cresciment­o registou alta

-

O ritmo de cresciment­o económico na Zona Euro “melhorou intensamen­te” em Fevereiro, até ao valor máximo em quase seis anos, confirmou ontem a Markit. A empresa de serviços de informação financeira Markit refere que o PMI (purchasing managers index) composto da actividade total da Zona Euro em Fevereiro subiu para 56 pontos, o valor mais alto desde Abril de 2011, igual à estimativa avançada em 21 de Fevereiro passado e contra 54,4 pontos em Janeiro.

Um PMI acima dos 50 pontos indica que a economia da Zona Euro continua a crescer. O cresciment­o económico acelerou tanto no sector industrial como no dos serviços, a um ritmo que não era observado desde o início de 2011, apesar de a Markit sublinhar que o sector industrial teve uma expansão mais rápida este mês.

As previsões do Eurostat, divulgadas ontem, mostram que a inflação anual na Zona Euro deve ter atingido os dois por cento, em Fevereiro de 2017.

O valor representa uma subida face aos 1,8 por cento registados em Janeiro de 2017.

A confirmare­m-se estas estimativa­s, significa que a inflação anual voltou a atingir a meta ideal desejada pelo Banco Central Europeu (BCE), que passa por manter uma taxa de inflação próximo da barreira dos dois por cento.

A contribuir para a subida dos preços de bens e serviços na Zona Euro estiveram os preços da energia; seguidos dos dos produtos alimentare­s, álcool e tabaco e ainda pelos dos bens industriai­s não energético­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola