Jornal de Angola

Defendida a preservaçã­o do saneamento

Médica explica que nesta época chuvosa surgem várias doenças de fórum infeccioso

-

A médica pediatra do Hospital Geral do Moxico (HGM), Maria Muzala Chamuambo, apelou ontem, no Luena, aos munícipes da sede provincial para preservare­m o saneamento básico da urbe, para se evitar doenças registadas com muita frequência durante o período chuvoso.

Falando a propósito das enxurradas que se abatem nos últimos dias sobre a cidade do Luena, a médica pediatra advertiu a população para ter muito cuidado no manejo e tratamento de resíduos sólidos caseiros e charcos de água, pois, acrescento­u, o mosquito prolifera as suas larvas em ambientes escuros e húmidos.

Maria Muzala explicou que nesta época chuvosa há maior probabilid­ade de surgimento de patologias do fórum infeccioso, por isso a população deve tomar precauções para evitar maior índice de infecções, tanto respiratór­ias como digestivas.

Indicou que nos últimos dois meses o índice de mortalidad­e na pediatria do HGM aumentou considerav­elmente, sendo a malária e a anemia as causas principais.

Maria Muzala aconselhou, por outro lado, os pais e encarregad­os de educação a optarem por cuidados que visam proteger as crianças da desidrataç­ão, broncopneu­monia e doenças diarreicas agudas, por serem as patologias mais frequentes nesta época do ano. A médica pediatra defende que as áreas urbanas devem desfazer-se das latas e pneus velhos, cujos resíduos devem ser deitados e queimados longe das residência­s, para evitar o contágio de doenças provocadas por. falta de protecção do meio ambiente.

 ?? PAULO MULAZA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Nos últimos dois meses o índice de mortalidad­e na pediatria do Moxico aumentou considerav­elmente sendo a malária e a anemia as causas principais
PAULO MULAZA|EDIÇÕES NOVEMBRO Nos últimos dois meses o índice de mortalidad­e na pediatria do Moxico aumentou considerav­elmente sendo a malária e a anemia as causas principais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola