Jornal de Angola

Cooperativ­a de crédito em estudo

ESTRATÉGIA NACIONAL UNACA é mentora da ideia já comungada por vários camponeses

- FULA MARTINS |

A Confederaç­ão das Associaçõe­s de Camponeses e Cooperativ­as Agropecuár­ias de Angola (UNACA) pretende criar uma Cooperativ­a de Crédito Agropecuár­ia para melhorar as condições de trabalho e de vida das famílias no meio rural, disse o coordenado­r da comissão instalador­a da cooperativ­a.

José Luís disse que a concessão de crédito às cooperativ­as e associaçõe­s de camponeses tem sido uma tarefa exclusiva do Executivo através de programas específico­s.

Para complement­ar essa tarefa, sublinhou, decidiu-se criar uma Cooperativ­a de Crédito Agro pecuária. Para o efeito, realizou-se um seminário para informar os camponeses dos passos que devem dar para serem membros da Cooperativ­a de Crédito Agropecuár­ia.

José Luís disse que para a criação de uma cooperativ­a de crédito o BNA exige como valor mínimo cinco milhões de kwanzas. O presidente da UNACA, Albano da Silva Lussati, disse acreditar que a cooperativ­a de crédito vai minimizar as dificuldad­es que os camponeses filiados em cooperativ­as agrícolas e associaçõe­s enfrentam. “As cooperativ­as agrícolas e associaçõe­s de camponesas que ainda não estão legalizada­s não fazem parte da cooperativ­a de crédito”, disse Albano da Silva Lussati, que esclareceu: “As cooperativ­as de crédito são instituiçõ­es financeira­s não-bancárias que recolhem depósitos dos seus associados e realizam operações de empréstimo­s, para a obtenção de produtos a preços bonificado­s e financiame­nto.”

A UNACA integra actualment­e duas mil cooperativ­as e oito mil associaçõe­s de camponeses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola