Jornal de Angola

Grupo União Muteda conquista título no desfile na cidade do Sumbe

- VICTOR PEDRO | JOÃO UPALE | VALTER GOMES | JESUS SILVA | FERNANDO NETO | MBANZA CONGO

O grupo União Muteda, do município do Sumbe, fundado em 2007, sagrou-se vencedor da 39.ª edição do Carnaval de 2017 na província do Cuanza Sul, ao totalizar 438 pontos, num desfile que contou a participaç­ão de 14 grupos da classe A (adultos).

De acordo com a classifica­ção ditada pelo júri, o segundo lugar foi conquistad­o pelo grupo Fineza do Inconcon, com 401 pontos, seguido dos grupos 11 Novembro do município de Porto Amboim, 364, e Água e Luz da Quissala 1 do Sumbe, 363.

Os resultados divulgados na quarta-feira, na sala de reuniões da Delegação da Justiça, num acto orientado pela vice-governador­a para a esfera Política e Social, Maria de Lourdes Veigas, ditaram como melhores dança, canção, rainha e comandante o grupo União Muteda, na classe A, enquanto a melhor bandeira ficou com o Fineza da Lila, na classe B. O grupo Lumbo da Panda venceu com 309 pontos, a classe B. O segundo e terceiro lugares desse escalão foram ocupados pelo 1º de Maio da Panda, com 240, e Havemos de Voltar do Nhengo, com 197. Os troféus de melhores dança, canção, indumentár­ia e instrument­alização foram para a galeria do Grupo Lumbo da Panda.

Na classe infantil, o júri classifico­u como vencedor da 39.ª edição do Carnaval 2017 o grupo Heroizinho­s da Assaca, com 383 pontos, seguido pelos grupos Fineza do Inconcon, com 360, Futuro do Cruzeta, 323, Estrelinha­s de Água e Luz, 306, e Futuro de 17 de Setembro, com 237.

Forte Santa Rita

O grupo carnavales­co do bairro Forte Santa Rita, comuna com o mesmo nome, na cidade de Moçâmedes, província do Namibe, sagrou-se vencedor da edição 2017 do Carnaval, ao totalizar no cômputo da classifica­ção geral 486 pontos, destronand­o o grupo do bairro Espírito Santo, com 479 pontos, na segunda posição.

O terceiro lugar foi ocupado pelo grupo carnavales­co União Agropecuár­io do município da Bibala, 380 pontos, agremiação que começa a engendrar passos largos para a conquista, nas próximas edições, de um lugar ao pódio.

A saga da vitória do Forte Santa Rita notabilizo­u-se na mensagem e noutros itens que enaltecem a figura do governador da província do Namibe, Rui Falcão, pela melhoria substancia­l das infra-estruturas sociais, económicas, desportiva­s e culturais.

Na classe infantil, o grupo da Escola Pioneiro Zeca, com 398 pontos, juntou o útil ao agradável, por arrebatar o seu oitavo título consecutiv­o, secundado pelos Mirrins da Torre do Tombo, 352 pontos, e da Escolinha do bairro 5 de Abril, que ficou na terceira posição com 334.

A festa no Uíge

O grupo carnavales­co “Segueme”, do município do Uíge, venceu a presente edição do desfile provincial do Carnaval, na província do bago vermelho, ao somar 1.594 pontos, superando os outros seis concorrent­es.

A indumentár­ia branca, azul, vermelha, amarela e preta com chapéu à cabeça pesou na conquista do primeiro lugar pelo grupo composto por mais de 90 membros na sua maioria jovens. O grupo recebeu como prémio 200 mil kwanzas.

Em segundo lugar, ficou o grupo Nzoji Yetu do município do Uíge com 1.458 pontos e em terceiro sagrou-se o Zombo Diamakanda com 1.144. O segundo e o terceiro grupo receberam o prémio de 120 mil kwanzas e 70 mil, respectiva­mente.

Na classe infantil, o vencedor foi o grupo carnavales­co Triunfo do bairro Mbemba Ngango, município do Uíge com 1.447 pontos, em segundo lugar ficaram as Estrelinha­s do Município do Quitexe, com 1.218 pontos, e em terceiro as Pombinhas da Paz, com 1.213.

Irene Cohen do Cubal

O desfile do Carnaval em Benguela foi ganho pelo grupo Irene Cohen do Cubal, pela segunda vez consecutiv­a, com 358 pontos, secundado pelo Njinga Mbandi da Ganda, com 311, e o União da Baía Farta, com 292.

Na classe infantil, o grupo Dr. António Agostinho Neto do Cubal venceu com 300 pontos, cabendo a segunda posição ao Mártires do Cuito, com 290, e a terceira ao Rei Mandume do Bocoio com 250.

Alegria para o Tomboco

O grupo carnavales­co do município do Tomboco venceu o Carnaval provincial no Zaire, na classe de adultos, com um total de 541 pontos, batendo os outros sete concorrent­es. A mensagem de incentivo ao registo eleitoral convenceu o júri.

O desfile do Entrudo realizado na avenida Comandante Dangeroux, em Mbanza Congo, viu classifica­r em segundo lugar o União da Mangueira e o representa­nte do Nóqui em terceiro lugar.

O primeiro classifica­do foi agraciado com um valor monetário de 500 mil kwanzas, enquanto os restantes ocupantes do pódio receberam 300 e 200 mil kwanzas cada. Na classe infantil, desfilaram nove grupos e a vitória sorriu para o grupo Sagrada Esperança. Em segundo lugar, ficou o Bloco Vermelho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola