Jornal de Angola

Documentár­io de Genuíno estreia hoje na Catumbela

-

A curta-metragem “O matadouro do Luongo”, do realizador Genuíno, que narra o quotidiano dos trabalhado­res de um dos maiores matadouros da província de Benguela, tem a sua estreia agendada para hoje, às 19 horas, no auditório do Centro de Formação Profission­al (Cefoprof), no bairro Luongo, no município da Catumbela.

Enquadrado no projecto “Cinema na minha banda”, a estreia do documentár­io vai ser seguida da exibição de uma sessão do filme “Sangue derramado”, um longa-metragem de terror para maior de18 anos, produzido no ano passado pelo mesmo cineasta.

Rodado no município da Catumbela, Benguela, pela produtora Maffias Filmes, entre Junho do ano passado e Fevereiro último, o curtametra­gem “O matadouro do Luongo”, que volta a ser exibido amanhã à mesma hora e local, conta a história do dia-a-dia dos sacrificad­os trabalhado­res de um dos maiores matadouros da província de Benguela, devido à falta de material sofisticad­o para o abate de animais.

“Sangue derramado” produzido em Caxito, Bengo, no ano passado, é um filme de terror que ficciona a história de um grupo que vai fazer turismo naquela zona sem autorizaçã­o das autoridade­s tradiciona­is e é devorado por um espírito maligno. O realizador e produtor dos filmes disse ao Jornal de Angola que o projecto “Cinema na minha banda” é uma iniciativa que visa levar o cinema a zonas mais recônditas do país. “É um projecto educativo, custeado por nós e que não tem apoio externo, mas que, para o seu seguimento, carece de apoios de quem se achar no direito” esclareceu.

O projecto pertencent­e à produtora Maffias Filmes, do cineasta Genuíno, tem em carteira a produção, a partir da primeira quinzena deste mês, dos longa-metragens “Fúria de Calawenda” e “Vidas em risco”.

Genuíno, pseudónimo cinematogr­áfico de Funzula Eduardo, nasceu em Luanda, no município do Cazenga, no bairro do Kalawenda, aos 17 de Julho de 1985. Genuíno fez a formação de editor e realização na TV Miramar Moçanbique, em 2009. Um ano mais tarde, frequentou os cursos de caracteriz­adores de cinema, no Centro de Formação da Profith, no Cazenga. Em 2011, começou a trabalhar em prol do desenvolvi­mento de Cinema Nacional.É mentor e director-geral da produtora Maffias Filmes Produções, situada na Vila Alice.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Realizador de cinema pretende produzir ainda este ano mais dois longas-metragem
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Realizador de cinema pretende produzir ainda este ano mais dois longas-metragem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola