Jornal de Angola

Recital de poesia no Camões lotou o auditório “Pepetela”

-

O auditório “Pepetela” do Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, foi pequeno, na quinta-feira, para albergar os vários amantes que se deslocaram àquele espaço para apreciar um recital de poesia, actividade que abriu as comemoraçõ­es dos mês da mulher.

Com a sala completame­nte lotada, a iniciativa contou com um momento musical, com Nelvi e Dala de Carvalho, que subiram ao palco entoando o tema “Precisa mulher” e a declamação de alguns poemas do escritor José Luís Mendonça pela radialista Luísa Fançony.

A iniciativa continuou com o grupo Universo Mavambo e Marta Santos, recitando vários poemas que abordam as diferentes facetas e qualidades da mulher angolana, dando um outro colorido à sala.

Os presentes aplaudiram a subida em palco do escritor e poeta José Luís Mendonça que, com a sua forma de declamar, contagiou até os mais tímidos que esboçaram um sorriso de satisfação pela maneira como a mulher era elogiada em toda a sua plenitude.

No final da actividade, o poeta José Luís Mendonça disse que há poucas mulheres a fazerem poesia no país, consideran­do ser necessário maior incentivo e acompanham­ento para que surjam mais senhoras a declamar.

O poeta falou também da necessidad­e de quebrar-se alguns tabus nos quais a mulher ainda é vista como dona de casa, referindo que a mesma está em condições de desenvolve­r hábitos de leitura.

O escritor falou da importânci­a de criar-se projectos conjuntos entre o Ministério de Assistênci­a e Reinserção Social (Minars) e as instituiçõ­es religiosas, para se trabalhar com mulheres de várias classes sociais no sentido de haver mais senhoras a participar na vida social e cultural do país.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Poeta homenageou as mulheres angolanas
VIGAS DA PURIFICAÇíO|EDIÇÕES NOVEMBRO Poeta homenageou as mulheres angolanas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola