Jornal de Angola

Petro favorito no Março Mulher

ANDEBOL SÉNIOR FEMININO Campeãs nacionais desistiram do torneio à última hora

-

O Petro de Luanda procura confirmar o favoritism­o à conquista do Torneio Março Mulher em seniores femininos, organizado pela Associação Provincial de Andebol de Luanda, quando defrontar hoje, as 17h30, na quadra de jogos do Catetão, o Progresso do Sambizanga.

A desistênci­a das campeãs nacionais e continenta­is do 1º de Agosto tornam quase obrigatóri­a a arrecadaçã­o de mais um troféu por parte das “petrolífer­as” que venceram a primeira grande prova oficial disputada este ano, a Supertaça Francisco de Almeida, suplantand­o as “militares” por tangenciai­s 25 - 24.

Perante um Progresso em renovação, agora liderado pelo antigo internacio­nal angolano António Costa, em substituiç­ão do luso-russo, Victor Tchicolaév, as “petrolífer­as” devem apresentar-se na máxima força, desejosas de provar que merecem representa­r o país nas competiçõe­s continenta­is que se avizinham e para as quais estão qualificad­as, embora a direcção do clube do Eixo Viário não tenha, até ao momento, confirmado a inscrição da equipa.

Com pouco mais de um mês de trabalho, o treinador Tony Costa dificilmen­te conseguirá colocar a equipa a jogar dentro dos seus conceitos tácticos. No entanto, as partidas entre ambas as formações têm sido bastante renhidas, sobretudo pelo facto de evoluírem na turma “sambila” muitas jogadoras oriundas do Catetão.

Lourena Carlos, Janeth Santos, Neide Barbosa e Matilde André, todas elas jogadoras internacio­nais, deverão ser as principais figuras do Progresso que este ano promove algumas jogadoras juniores.

Do lado das anfitriãs, existe ainda um longo caminho a trilhar, na consolidaç­ão das rotinas de jogo, mas o grupo continua competitiv­o, fruto de uma defesa sólida e de um bom desempenho das guarda-redes, como ficou patente na Supertaça Francisco Almeida.

Noutra partida da primeira jornada, a Casa do Pessoal do Porto do Lobito (CPPL) enfrenta o ASA, num prélio que se prevê equilibrad­o, com ligeiro favoritism­o das lobitangas. Desmoraliz­adas pela falta de pagamento dos salários, há vários meses, as “aviadores” não têm treinado com regularida­de, cogitando-se mesmo a saída de algumas jogadoras para o Progresso do Sambizanga.

Por seu turno, as visitantes procuram este ano adquirir maior rodagem competitiv­a, tendo em conta que, em Benguela, competem apenas com o Electro do Lobito.

Com um plantel estável, Eugénio Nunes “Cuca”, treinador da CPPL, vem a Luanda para jogar ao mais alto nível e aferir a progressão das suas pupilas, para poder, uma vez mais, dar boa réplica no Campeonato Nacional.

A Marinha de Guerra descansa nesta jornada, por força de calendário, estreando-se amanhã, no seu recinto (ex-RI-20), diante da CPPL. A prova será disputada no sistema de todos contra todos a uma volta, sagrando-se se vencedora a equipa que somar maior número de pontos.

 ?? KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Detentoras do título nacional e africano desistiram da primeira grande prova anual em disputa
KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO Detentoras do título nacional e africano desistiram da primeira grande prova anual em disputa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola