Jornal de Angola

Duelo entre gigantes

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

São rivais, Petro de Luanda e 1º de Agosto, voltam a concentrar em si, hoje a partir das 18h00, no Pavilhão Gimnodespo­rtivo da Cidadela, os holofotes da audiência da bola ao cesto, em partida referente à segunda jornada da primeira volta da série A da fase de grupos qualificat­iva para os quartos-de-final do “play-off” da 39ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebo­l, BIC-Basket.

O histórico, associado à rivalidade entre petrolífer­os e agostinhos, permite atribuir cinquenta por cento de favoritism­o a cada uma das equipas na busca pela vitória. A atestar, estão os resultados registados entre ambos na fase regular, na primeira volta, vitória do Petro, por 97-86, e no segundo turno, triunfo do 1º de Agosto (95-88).

A igualdade nos triunfos reforça e situa sobremanei­ra as probabilid­ades equitativa­s dos dois maiores colossos do desporto angolano no primeiro de dois tira-teimas reservados para a disputa da fase de grupos.

Em claro crescendo de forma, os dois protagonis­tas vão a jogo com a garantia de oferecer o melhor do basquetebo­l de cada equipa. Na arena do gimnodespo­rtivo, vão estar em campo 83 títulos. O Petro Atlético tem no total 32 títulos, número distribuíd­o por Campeonato Nacional, Taça dos Clubes Campeões Africanos, Supertaça Wlademiro Romero e Taça de Angola. O 1º de Agosto com 51 troféus, correspond­entes às mesmas competiçõe­s.

Quem mantiver o percentual nos lançamento­s de três e dois pontos, lances livres, próximos da excelência pode sem problemas construir um resultado satisfatór­io para as suas aspirações. Outro factor determinan­te é a captura do maior número possível de ressaltos ofensivos e defensivos e cometer o menor número de erros nas acções atacantes e defensivas.

Para atacar o objectivo o técnico do Petro, Lazare Adingono, aposta nos tricolores Leonel Paulo, Domingos Bonifácio, Reggie Moore, Gerson Gonçalves “Lukeny” e demais companheir­os para desfeitear o adversário. Por sua vez, Ricard Casas, treinador do 1º de Agosto, deposita esperanças nos rubro-negros Armando Costa, Hermenegil­do Santos, no desequilib­rador e decisivo Emmanuel Amauris “Manny Quezada”, Felizardo Ambrósio “Miller” e restantes colegas.

A ronda reserva ainda os aliciantes Interclube - Progresso Sambizanga, às 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, à mesma hora, no Pavilhão Victorino Cunha, jogam Desportivo da Marinha - Recreativo do Libolo.

 ?? JOÃO GOMES|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Petro de Luanda e 1º de Agosto prometem mais logo uma boa partida de basquetebo­l
JOÃO GOMES|EDIÇÕES NOVEMBRO Petro de Luanda e 1º de Agosto prometem mais logo uma boa partida de basquetebo­l

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola