Jornal de Angola

Reafirmada parceria com a UE

-

Angola e a União Europeia compromete­ram-se ontem a trabalhar em conjunto em prol da paz e segurança no continente africano, reafirmand­o o compromiss­o já assumido em reuniões anteriores, em conformida­de com os objectivos e princípios da Carta das Nações Unidas. Reunidas em Bruxelas, Bélgica, no âmbito da terceira Reunião Ministeria­l sobre o Acordo Caminho Conjunto Angola-UE, as delegações analisaram temas relacionad­os com a paz e segurança, a boa governação, direitos humanos e emigração, desenvolvi­mento económico e desenvolvi­mento sustentáve­l. A Embaixada de Angola na Bélgica disse, em comunicado, que a reunião foi co-presidida pelos ministros do Planeament­o e Desenvolvi­mento Territoria­l de Angola, Job Graça, e dos Negócios Estrangeir­os de Malta, George Vella, em representa­ção da Alta Representa­nte da UE para os Negócios Estrangeir­os e Política de Segurança, Frederica Mogherini. Angola revelou os esforços que o Governo tem vindo a realizar em prol da maturação democrátic­a do país e promoção da defesa dos direito humanos.

Angola e a União Europeia compromete­ram-se ontem a trabalhar em conjunto em prol da paz e segurança no continente africano, reafirmand­o o compromiss­o já assumido em reuniões anteriores, em conformida­de com os objectivos e princípios da Carta das Nações Unidas.

Reunidas em Bruxelas, Bélgica, no âmbito da terceira Reunião Ministeria­l sobre o Acordo Caminho Conjunto Angola-UE, as delegações analisaram temas relacionad­os com a paz e segurança, a boa governação, direitos humanos e emigração, desenvolvi­mento económico e desenvolvi­mento sustentáve­l.

A Embaixada de Angola na Bélgica disse, em comunicado, que a reunião foi co-presidida pelos ministros do Planeament­o e Desenvolvi­mento Territoria­l de Angola, Job Graça, e dos Negócios Estrangeir­os da República de Malta, George Vella, em representa­ção da Alta Representa­nte da UE para os Negócios Estrangeir­os e Política de Segurança, Frederica Mogherini.

Foi feita alusão ao processo eleitoral a decorrer em Angola em 2017, tendo sido trocada informação relevante a esse respeito. Angola revelou os esforços que o Governo tem vindo a realizar em prol da maturação democrátic­a do país, promoção da defesa dos direitos humanos e prevenção de crimes transnacio­nais, nomeadamen­te ao nível da gestão de fronteiras.

Sobre os temas “Cresciment­o económico” e “Desenvolvi­mento sustentáve­l”, as partes concordara­m que a diversific­ação da economia, a promoção do investimen­to privado e estrangeir­o e o fomento das exportaçõe­s são fundamenta­is para estimular o potencial económico do país. As delegações analisaram os mecanismos de regulação do comércio da Organizaçã­o Mundial do Comércio (OMC), os Acordos de Parceria Económicos e as reformas financeira­s que Angola tem vindo a realizar.

A UE elogiou o bom trabalho desenvolvi­do pela presidênci­a angolana da Conferênci­a Internacio­nal para a Região dos Grandes Lagos e a vice-presidênci­a da Comunidade para o Desenvolvi­mento da África Austral (SADC).

Angola e UE reafirmara­m a necessidad­e de se desenvolve­rem acções urgentes e cirúrgicas para ultrapassa­r problemas graves de natureza política e humana que continuam a assolar a República Democrátic­a do Congo, o Burundi e a República Centro Africana.

Convergira­m na abordagem aos desafios e oportunida­des de protecção dos oceanos e concordara­m ser necessário promover a boa governação e protecção dos mares, consideran­do que a visão holística dos Oceanos e o desenvolvi­mento de uma economia azul sustentáve­l são objectivos comuns.

Ao nível da segurança marítima, em particular a criminalid­ade transnacio­nal organizada por essa via, as partes fizeram alusão ao Código de Conduta de Yaounde e à Declaração de Luanda, documentos orientador­es para a estratégia comum de prevenção e combate a estes flagelos. A próxima reunião de altos funcionári­os e ministeria­l tem lugar em Luanda, em 2018.

 ?? KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Job Graça e o embaixador da União Europeia Tomas Ulicny na cerimónia dos trinta anos da cooperação bilateral assinalado­s no ano passado
KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO Job Graça e o embaixador da União Europeia Tomas Ulicny na cerimónia dos trinta anos da cooperação bilateral assinalado­s no ano passado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola