Jornal de Angola

Novos projectos imobiliári­os facilitam o acesso à habitação

- KÁTIA RAMOS |

Novos projectos imobiliári­os, de autoria de arquitecto­s, engenheiro­s e outros especialis­tas angolanos da área de construção civil, podem tornar o mercado imobiliári­o mais competitiv­o e o acesso à habitação menos oneroso.

A conclusão é da organizaçã­o do prémio de habitação Kubikuz, criado pela Imgestin, que na passada sexta-feira reuniu os seus colaborado­res para conferenci­arem sobre as parcerias públicas e privadas no desenvolvi­mento de projectos habitacion­ais.

O director do gabinete para o desenvolvi­mento da economia real do Ministério da Economia, Rui Simões, disse que as parcerias público privadas em projectos estruturan­tes carecem de melhor enquadrame­nto para produzirem impacto económico.

“As condições habitacion­ais são ainda um grande problema em Angola”, sublinhou, devido ao aumento da população urbana, exigindo um grande esforço de investimen­to. “Existe, portanto, a necessidad­e de encontrar formas inovadoras para planeament­o, financiame­nto, construção e operação de infra-estruturas envolvendo privados”, sustentou. Angola aprovou, nos últimos anos, a Lei das Parcerias Público Privadas, no quadro do Plano Nacional de Desenvolvi­mento, que prevê dar oportunida­des ao investimen­to privado.

Rui Simões disse ainda que é da responsabi­lidade do Estado apresentar propostas de empreitada às empresas de construção do sector privado, consideran­do os riscos de mercado, volume de procura e o nível de serviço. Angola não tem registos de parcerias público privadas no sector da habitação, devido aos constrangi­mentos financeiro­s, “mas existe a possibilid­ade de desenvolve­r esta actividade com sucesso, pelo número acrescido das habitações”, disse. Os actuais projectos no sector incluem o desenvolvi­mento de indústrias de apoio, habitação social e programas urbanos. Existem 123 projectos estruturan­tes identifica­dos em áreas como plataforma­s logísticas, estradas, caminhos-de-ferro e portos.

Prémio Kubikuz

A atribuição anual do Prémio Kubikuz enquadra-se no programa do aniversári­o da Imogestin, com o objectivo de valorizar os projectos de habitação social que recorrem significat­ivamente a materiais de construção locais e apresentam soluções respeitado­ras do ambiente e de sustentabi­lidade do ponto de vista energético e hídrico.

O prémio foi atribuído pela primeira vez em Junho de 2016, num evento que marcou os 18 anos de actuação do sector imobiliári­o no mercado nacional.

A atribuição do prémio é da responsabi­lidade da Imogestin, que actua na área de promoção imobiliári­a e da gestão de empreendim­entos. O Kubikuz distingue engenheiro­s e empreiteir­os mentores de projectos de habitação social, destacando a importânci­a do bemestar e da preservaçã­o do meio ambiente com projectos financeira­mente acessíveis.

A primeira edição do prémio distinguiu os arquitecto­s Ilídio Daio e o engenheiro António Venâncio, vencedores na categoria Habitação Social Urbana.

Ismael Dombe João e Angelino Quissonde conquistar­am o troféu de Habitação Social Rural. Os vencedores do prémio receberam 15 mil dólares norte-americanos convertido­s em kwanzas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola