Jornal de Angola

Abertas as jornadas sobre o 15 de Março

-

As jornadas alusivas ao 15 de Março de 1961, data da expansão da luta armada de libertação nacional, foram abertas ontem pelo secretário de Estado dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, que destacou a importânci­a da mesma para a proclamaçã­o da Independên­cia Nacional.

Na ocasião, Clemente Conjuca realçou que a data simboliza a propagação da luta armada iniciada a 4 de Fevereiro de 1961 e que a efeméride oferece uma oportunida­de de reflexão sobre a “longa e gloriosa caminhada” e dos inúmeros sacrifício­s consentido­s pelo povo angolano até à conquista da Independên­cia Nacional, a 11 de Novembro de 1975.

“A ocasião deve servir de ponto de referência para a exaltação dos factos e feitos do processo de luta de libertação nacional, que constitui fonte inesgotáve­l de inspiração e educação patriótica e formação dos valores cívicos e morais da sociedade”, considerou.

O secretário de Estado recordou ainda as consequênc­ias que advieram da rebelião do 15 de Março de 1961, onde muitos compatriot­as de algumas áreas do país, como Buelas, Kimba, Mavinga, Dembos, Nambuangon­go e outras, sofreram a repressão do colono português.

Clemente Conjuca, que exortou os antigos combatente­s e veteranos da Pátria a aderirem ao processo de actualizaç­ão e registo eleitoral, defendeu que a experiênci­a da luta de libertação nacional seja passada à nova geração, para que nunca se esqueça do quanto custou a liberdade da nação. “A guerrilha foi uma acção política que visava vencer o colono português e alcançar a independên­cia”, referiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola