Jornal de Angola

O país tem 140 centros de formação destinados à profission­alização de mulheres nos mais variados domínios

-

Em termos gerais, aprovaram neste ciclo formativo 56.245 formandos, dos quais 33.836 nos centros tutelados pelo INEFOP, 14.923 nos centros privados e 7.486 nos centros de outros organismos públicos, representa­ndo 60,2 por cento, 26,5 por cento e 14,3 por cento, respectiva­mente.

Foram ministrado­s 139 cursos nos centros tutelados pelo INEFOP e 172 nos privados. Entretanto, apesar dos cursos ministrado­s nos centros privados serem em maior número, cerca de 92 por cento foram formações ligadas à área de administra­ção e serviços, enquanto nos centros de formação tutelados pelo INEFOP, cerca de 81,22 por cento dos cursos são técnicos, sendo a sua maioria ministrada na modalidade de formação inicial. Em termos de formandos matriculad­os por províncias, Luanda lidera com 21.342 formandos, seguida da província de Benguela com 1.976 formandos. A província da Huíla matriculou este ano 1.085 formandos dos quais 802 do sexo masculino e 283 do sexo feminino.

Para formar os jovens que acorreram aos centros de formação, o Sistema Nacional de Formação Profission­al contou com 633 unidades formativas das quais 140 tuteladas pelo INEFOP, 35 de outros organismos e 458 privadas.

Com a criação do Sistema Nacional de Formação Profission­al, sob gestão do MAPTSS, o desemprego entre os jovens tem diminuído substancia­lmente. Os programas de formação estão subdividid­os em brigadas e foram criados para ajudar a combater a delinquênc­ia juvenil e impulsiona­r o empreended­orismo que dá possibilid­ade aos jovens de criarem as suas próprias empresas.

O programa de empreended­orismo na comunidade “Crédito Amigo” dá maior solidez ao programa de formação e, depois, à ocupação profission­al dos jovens.

Dados de emprego obtidos no primeiro semestre de 2016 indicam que 77.688 cidadãos foram empregados no sector da economia geral. O sector da Energia e Águas, durante o período 2013-2016, é o que mais gerou empregos, com 172.911, seguido pelo Comércio (169.897), Transporte­s (136.107) e Hotelaria e Turismo (62.132).

A formação profission­al dos desmobiliz­ados de guerra e de outros grupos vulnerávei­s, a reabilitaç­ão profission­al dos mutilados de guerra e de outros estratos vítimas de guerra têm sido implementa­das. E os objectivos do Sistema Nacional de Formação Profission­al (SNFP) passam pela formação profission­al inicial de jovens e adultos semiqualif­icados ou não qualificad­os.

O Dia Internacio­nal da Mulher é celebrado hoje em todo o mundo. A data é festejada desde o final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa e surgiu devido à luta pela igualdade de género, na melhoria de condições de vida, trabalho, direito de voto e igualdade de direitos económicos. Em Angola, a percentage­m das mulheres inseridas no plano de formação profission­al e no mercado de trabalho é de 45 por cento.

 ?? NILO MATEUS|EDIÇÕES NOVEMBRO|CUANZA NORTE ?? A maior parte das formandas é jovem
NILO MATEUS|EDIÇÕES NOVEMBRO|CUANZA NORTE A maior parte das formandas é jovem
 ?? NILO MATEUS|EDIÇÕES NOVEMBRO|CUANZA NORTE ?? A disciplina está presente em cada atitude
NILO MATEUS|EDIÇÕES NOVEMBRO|CUANZA NORTE A disciplina está presente em cada atitude

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola