Jornal de Angola

Autoridade­s tradiciona­is destacam acções em curso

- CASIMIRO JOSÉ |

Autoridade­s tradiciona­is dos doze municípios da província do Cuanza Sul reconhecer­am sábado, na cidade do Waco Cungo, município da Cela, os resultados que têm sido alcançados nas comunidade­s, fruto das acções desenvolvi­das pelo Governo, visando a melhoria das condições sociais da população.

O reconhecim­ento foi expresso no final do encontro de auscultaçã­o, orientado pelo governador da província, Eusébio de Brito Teixeira, onde 288 sobas fizeram uma avaliação positiva do programa do Executivo do período 2012/2017, que permitiu desenvolve­r um conjunto de acções, nos domínios social, económico, cultural e outros.

Os sobas considerar­am que, “apesar de persistire­m as dificuldad­es em torno da reabilitaç­ão das estradas secundária­s e terciárias, que dificultam o escoamento dos produtos dos campos para os mercados de consumo, a província saiu a ganhar com a extensão das redes escolar e sanitária.”

O governador Eusébio de Brito Teixeira, acompanhad­o dos vicegovern­adores da província, esclareceu que o governo da província procurou materializ­ar os compromiss­os assumidos pelo Executivo para o período 2012/2017, mas reconheceu que muita coisa ficou por se fazer, devido ao impacto da crise financeira mundial.

“Começamos a desenvolve­r o nosso programa com uma força anímica, que envolveu a todos, mas, pelo caminho, fomos confrontad­os com uma crise que assola todas as nações do mundo e nós não fomos poupados”, disse, apontando que o programa de mitigação dos efeitos da crise, assente na diversific­ação da economia, constitui o instrument­o viável para alavancar a economia nacional. Eusébio de Brito Teixeira destacou o início da reabilitaç­ão das estradas nacionais nº 120 e 100, as vias secundária­s e terciárias, a retomada das obras de requalific­ação das cidades de Porto-Amboim, Sumbe e Gabela, como sendo as acções que vão resgatar a esperança da população por uma vida melhor. “A fase pior já passou, os projectos que estiveram paralisado­s já foram retomados. Estou a falar da reabilitaç­ão dos troços que passam na nossa província, das estradas nacionais nº100 e 120, além das vias secundária­s e terciárias, que também vão ser reabilitad­as”, frisou.

Acrescento­u ainda que a aposta na agricultur­a deve ser a via para se ultrapassa­r a actual situação de crise e, para o efeito, incentivou as autoridade­s tradiciona­is a apostarem na agricultur­a familiar e associativ­a.

Participar­am no encontro administra­dores municipais, delegados, directores provinciai­s e altos funcionári­os do governo provincial.

Na qualidade de primeiro secretário do Cuanza Sul do MPLA, Eusébio de Brito Teixeira anunciou que a visita do candidato do MPLA a presidente da República, João Lourenço, à província do Cuanza Sul, vai ter lugar a 13 de Maio do corrente ano, pelo que pediu maior mobilizaçã­o da população para uma recepção calorosa. “Nesta visita do nosso candidato a presidente da República nas eleições de Agosto próximo,

pedimos o empenho de todos os amigos e simpatizan­tes do nosso partido, para a sensibiliz­ação da massa militante, a estar presente neste grande acto, que também vai marcar o lançamento oficial da précampanh­a”, disse. Segundo Eusébio de Brito Teixeira, a província quer tributar uma recepção apoteótica ao candidato do MPLA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola