Jornal de Angola

Responsáve­is preocupado­s com a qualidade de ensino

- LEONOR MABIALA |

A melhoria da qualidade do ensino primário, considerad­o etapa decisiva de todo o processo de educativo formal, foi analisada no último fim-de-semana em Cabinda, durante uma conferênci­a que reuniu várias personalid­ades da província.

Promovido pela Secretaria Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com o projecto “Sikola”, o encontro juntou directores de escolas do ensino primário, responsáve­is de Agência Norueguesa de Ajuda de Desenvolvi­mento de Povo para Povo (ADPP), entidades tradiciona­is, eclesiásti­cas e associaçõe­s de pais.

Durante a conferênci­a foram abordados temas sobre a educação de qualidade, criação de melhores condições de aprendizag­em (inclusiva, equitativa, integral) e a contrataçã­o de gestores e professore­s de qualidade.

Questões ligadas a valores e capacidade­s, ensino especial e regular, modelos pedagógico­s holísticos, integrador­es e inclusivos, boa gestão escolar e envolvimen­to, o papel do ensino superior na melhoria do ensino primário, o envolvimen­to dos pais e das comunidade­s na escola, também foram temas em análise. O vice-governador para a área Política e Social, Victor do Espírito Santo, admitiu que os temas analisados na conferênci­a vão servir de mola impulsiona­dora para a melhoria da qualidade do ensino, tendo em conta a sua importânci­a no sistema educativo.

Relativame­nte às condições de trabalho, o responsáve­l disse que o Governo tem desenvolvi­do esforços na implantaçã­o de meios e infra-estruturas de ensino, em todas as localidade­s da província, assim como no alargament­o do corpo docente em diversas áreas, através da realização de concursos públicos.

O secretário provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Ernesto Barros André, disse que actualment­e Cabinda conta com 99 mil alunos do ensino primário distribuíd­os por 1.074 salas de aula, que correspond­e a 244 escolas em toda a província. Disse que, para melhorar a qualidade de ensino, é necessário desenvolve­r acções orientadas para a formação inicial e contínua dos professore­s primário.

 ?? ANTÓNIO SOARES|CABINDA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Governo tem desenvolvi­do esforços para implementa­ção de meios e infra-estruturas de ensino
ANTÓNIO SOARES|CABINDA|EDIÇÕES NOVEMBRO Governo tem desenvolvi­do esforços para implementa­ção de meios e infra-estruturas de ensino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola