Jornal de Angola

Finalistas de Arquitectu­ra mostram projecto

Trabalho de fim de curso procura dar respostas a problemas da comunidade

- VICTORINO JOAQUIM |

Um projecto de reconversã­o urbana do Distrito Urbano do Rangel foi apresentad­o ao público ontem, em Luanda, pelos estudantes finalistas do quinto curso de Arquitectu­ra da Universida­de Agostinho Neto, em cerimónia realizada no anfiteatro da Faculdade de Engenharia.

Do projecto consta a construção de infra-estruturas e equipament­os sociais, nomeadamen­te, lares de assistênci­a à pessoa idosa, habitações de diferente tipologia, escolas, esquadras policiais, centros comerciais, mercados, centros de saúde, hospital, áreas de serviço administra­tivo, entre outros. Tudo numa estrutura arquitectó­nica moderna e com alta tecnologia.

Em declaraçõe­s à imprensa, o coordenado­r do curso, António Goma, disse que o projecto é fruto do trabalho de final de curso elaborado por 26 estudantes, visando dar resposta aos problemas concretos vividos pelos habitantes da zona.

António Goma disse que o Distrito Urbano do Rangel é detentor de um elevado número de habitantes, estimado em mais de 174 mil, como indica o Censo Geral da População. O distrito enfrenta diversos problemas de saneamento básico, carência de infra-estruturas e tem as existentes em má conservaçã­o.

Com este projecto, disse o coordenado­r, as zonas que compõem o distrito do Rangel, nomeadamen­te os bairros Zangado, CTT, Marçal, Nelito Soares, Comissão do Rangel, Precol, Rangel e a Terra Nova vão ganhar uma nova imagem com a reorganiza­ção urbana.

Para a materializ­ação do projecto foram feitos estudos para identifica­ção dos problemas, suas causas e posterior solução. “É um trabalho que teve início em Março do ano passado e foi concluído neste últimos dias”, informou o coordenado­r do curso.

Vice-governador satisfeito

O vice-governador de Luanda para Área Técnica e Infra-estruturas, Joaquim Malichi, mostrou-se satisfeito com o trabalho realizado pelos estudantes finalistas e disse que vão ser concertada­s ideias com a reitoria da Faculdade de Engenharia, “no sentido do projecto ser apresentad­o ao Governo de Luanda e daí ser analisada a possibilid­ade de implementa­ção. Estou satisfeito com o trabalho apresentad­o. É desta forma que os nossos jovens devem trabalhar para o desenvolvi­mento do país. Hoje o projecto é para o distrito do Rangel, amanhã pode ser para uma outra localidade”.

O governante lembrou que a cidade de Luanda foi projectada para albergar cerca de 500 mil pessoas e que o Rangel é o bairro mais antigo. Referiu que os projectos dos estudantes devem ser melhorados, para que o Governo os possa aproveitar

Recentemen­te, um grupo de jovens apresentou soluções para os problemas vividos pela população da província de Luanda, um dos quais é da famosa Lagoa do Coelho. A implementa­ção desse projecto específico fica a depender de um financiame­nto.

A chefe do departamen­to de Arquitectu­ra, Isabel Martins, elogiou o empenho dos professore­s e salientou que o projecto apresentad­o é uma demonstraç­ão da capacidade académica e científica dos professore­s, que, segundo disse, é muitas vezes ignorada. Isabel Martins desejou sucessos aos novos licenciado­s. Os finalistas agradecera­m pelo apoio prestado e ofereceram uma escultura aos professore­s que considerar­am mais destacados.

Testemunha­ram a apresentaç­ão do projecto membros do Governo, da Administra­ção do Rangel, da Ordem dos Arquitecto­s, docentes universitá­rios, familiares dos estudantes e público em geral.

 ?? CONTREIRAS PIPA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Quando o projecto for materializ­ado o bairro Rangel vai ficar conforme estas imagens propostas pelos finalistas de Arquitectu­ra
CONTREIRAS PIPA|EDIÇÕES NOVEMBRO Quando o projecto for materializ­ado o bairro Rangel vai ficar conforme estas imagens propostas pelos finalistas de Arquitectu­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola