Jornal de Angola

Twabixila celebra aniversári­o com comédia

TEATRO Espectácul­o dramático retrata hábitos e costumes de famílias diferentes

- ROQUE SILVA |

Uma discussão entre duas famílias com hábitos e costumes diferentes domina o enredo do espectácul­o de teatro “Batata Quente”, a ser apresentad­o hoje, às 19h30, na paróquia de Nossa Senhora das Graças, no Rangel, em Luanda, pelo colectivo de artes Twabixila, vencedor do Prémio Cidade Luanda, edição 2009.

A apresentaç­ão do espectácul­o, montado em 2014, abre um programa de actividade­s, que visa celebrar o 17.º aniversári­o do grupo, formado a 7 de Março de 2000.

Escrita por Domingos Manuel “Mito” e encenação de Sílvio Gravata, a peça de teatro atinge o auge com a cena de uma reunião agendada de emergência quando os pais de Mena e Anabela descobrem que ambas engravidar­am de dois irmãos.

Sustentado­s pelas suas raízes e origens, os progenitor­es dos casais defendem os seus ideais, o que altera o ânimo das duas famílias. Ainda no encontro, as irmãs enfrentam os seus patriarcas defendendo que devem continuar com os parceiros.

O caso é considerad­o insólito por uma das famílias e comum para outra, daí que paira no ar a questão se é ético dois irmãos casarem na mesma casa.

Além do espectácul­o “Batata Quente”, a programaçã­o prevê, no mesmo palco, de sexta-feira a domingo, a realização de dois seminários e uma temporada de teatro com a exibição de comédias. Os espectácul­os de teatro são apresentad­os pelos colectivos de artes Nguizane Tuxicane, Amor à Arte, Odeth Tavares, Twana Twangola, Monte Sinai, Mwenho, Protevida, Imbondeiro, Kambartes, Twassakidi­la, Ima Iosso e Amazonas.

O maquilhado­r artístico Fernando Quissola disserta, sábado, às 12 horas, sobre “Caracteriz­ação”, enquanto José Chetas fala sobre “Actuação”, no domingo à mesma hora.

O colectivo Twabixila, expressão em quimbundo que em português significa “já chegamos”, foi fundado em 2000, por jovens católicos da paróquia de Nossa Senhora das Graças.

O grupo de teatro tem 16 espectácul­os montados, sendo que, além do que é apresentad­o hoje, o seu repertório é integrado por “Coisas de Luanda”, “Criador infeliz”, “Tribalismo”, “Jindungo”, “Luanda, azar ou destino”, “Podemos mudar”, “Uanga ku muxima”, “Lua que anda”, “O dia do casamento”, “Show de cenas”, “Personagen­s, factos e fotos”, “Musseque inédito”, “Linhas cruzadas”, “A ilha”, “A grande decepção” e “Barbaridad­es de Luanda”.

 ?? EDUARDO PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Grupo de teatro abre hoje programa da efeméride com a exibição no palco da paróquia de Nossa Senhora das Graças da peça “Batata Quente”
EDUARDO PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Grupo de teatro abre hoje programa da efeméride com a exibição no palco da paróquia de Nossa Senhora das Graças da peça “Batata Quente”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola