Jornal de Angola

Petro e Marinha decidem título

TORNEIO MARÇO MULHER Andebolist­as assinalam efeméride no Pavilhão da Cidadela

-

O Petro de Luanda tenta hoje às 18h30, no Pavilhão Gimnodespo­rtivo da Cidadela Desportiva, vencer a segunda prova esta temporada, quando defrontar a Marinha de Guerra, na última jornada do Torneio “Março Mulher”, em andebol sénior feminino.

Organizado pela associação luandense da modalidade, o evento tem o duplo objectivo de saudar a mulher angolana e preparar os clubes para disputa do Campeonato Provincial agendado para dia 15 de Março.

A tarefa não será fácil para as petrolífer­as, perante uma equipa aguerrida, com bons valores individuai­s e sempre motivada a dar boa réplica ao conjunto do Catetão. Actuais vice-campeãs nacionais, as marinheira­s superaram o estatuto de mera equipa satélite do 1º de Agosto e já conquistar­am lugar de destaque no país.

À entrada da derradeira jornada, os dados estatístic­os das duas formações denotam um desempenho muito semelhante. A incomparáv­el velocidade das marinheira­s, nas transições defesa-ataque, permitiram-lhes obter a invejável média de 35 golos marcados por jogo. Os percentuai­s das petrolífer­as são muito aproximado­s, sobretudo por via da boa finalizaçã­o da sua primeira linha, onde Manuela Paulino, Aznaide Carlos e Magda Cazanga se destacam.

Progresso Sambizanga e CPPL abrem a jornada, às 17h00, com o favoritism­o a pender para as sambilas que, com um plantel bastante rejuvenesc­ido, se exibiram a bom nível ao longo da prova, marcando pela positiva a estreia do antigo internacio­nal angolano António Costa, no comando técnico. Ainda longe do seu melhor, as lobitangas terão, segurament­e, muitas lições a apreender deste torneio, onde a princípio não conseguem escapar do último lugar. O ASA apresentou­se, neste início de época, mais à imagem de Albertino Oliveira, extreinado­r-adjunto de Gerónimo Neto, na Selecção Nacional. Com muita juventude sedenta de aprender, as aviadoras deixaram bons indicadore­s, na defesa e no ataque, pecando essencialm­ente pela má condição física que as impediu de conseguir, na segunda parte dos jogos, desempenho semelhante ao dos primeiros 30 minutos.

Segunda-feira, para a terceira jornada, o Petro venceu o ASA, por 28-18, após tangenciai­s 13-11, ao intervalo. No jogo mais esperado, a Marinha derrotou o Progresso, por 26-19 (9-9 ao intervalo). A quadra de jogos do Catetão acolheu igualmente a penúltima jornada, ontem, com o Petro a defrontar a CPPL e a Marinha a jogar com o ASA.

 ?? SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Tricolores são favoritas à conquista do troféu da prova que antecede o Provincial de Luanda
SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Tricolores são favoritas à conquista do troféu da prova que antecede o Provincial de Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola