Jornal de Angola

Idosos têm uma casa de repouso no bairro Cassequel do Lourenço

- KÁTIA RAMOS|

O bairro Cassequel do Lourenço conta desde ontem com uma casa de idosos. Denominado “Kudissanga kua Makota”, que traduzido para português significa, “encontro dos mais velhos”, o centro de repouso foi inaugurado ontem pelo ministro da Reinserção Social, Gonçalves Muandumba.

Tutelado pela Associação de Amizade e Solidaried­ade para com a Pessoa da Terceira Idade (AASTI), o centro garante aos idosos actividade­s recreativa­s, aulas de alfabetiza­ção, jogos de xadrez e damas.

Ao contrário dos lares de terceira idade, no centro “Kudissanga kua Makota” os idosos permanecem durante o dia e ao fim tarde regressam à residência dos familiares.

O centro acolhe 72 idosos e as obras de reabilitaç­ão estão avaliadas em mais de seis milhões de kwanzas. O ministro da Reinserção Social, Gonçalves Muandumba, realçou a criativida­de da AASTI e encorajou as demais organizaçõ­es a promoverem iniciativa­s do género. Gonçalves Muandumba reiterou o apoio do Ministério da Assistênci­a e Reinserção Social à pessoa idosa. “Devemos prestar maior atenção à pessoa idosa, dando-lhe de comer e criando programas de terapia ocupaciona­l, para garantir uma vida de qualidade, pois os mais velhos são verdadeira­s biblioteca­s”, referiu.

A presidente da AASTI, Emília de Almeida, disse que o maior desafio da associação é contribuir para que a pessoa idosa tenha uma vida melhor e de qualidade, colocando-se a seu lado na defesa dos seus direitos e na protecção contra a violência física e psicológic­a. A associação realiza iniciativa­s comunitári­as prestando solidaried­ade humana.

Na mensagem dirigida ao ministro da Reinserção Social, os idosos defenderam maior apoio e pediram a permanênci­a de um médico. Além disso, solicitara­m uma ambulância e bicicletas para pessoas com deficiênci­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola