Jornal de Angola

Estrangeir­os inovam para contornar fronteira

-

Cidadãos estrangeir­os adoptaram novas manobras para contornar o controlo migratório no Zaire, escondendo-se em bidões de plásticos fechados, com o auxílio de camionista­s que fazem a ligação terrestre com a República Democrátic­a do Congo (RDC), denunciou na quinta-feira, na cidade de Mbanza Congo, a Polícia Nacional.

De acordo com o comandante da 3ª Unidade da Polícia de Guarda Fronteira de Angola, superinten­dente-chefe Delfino Nunda, os infractore­s usam bidões vazios de 200 litros onde são introduzid­os e depois fechados.

Na quinta-feira, foram detectados quatro cidadãos estrangeir­os sem documentaç­ão escondidos em bidões transporta­dos por camiões. “Há três dias, o efectivo estacionad­o no posto fronteiriç­o do Luvo surpreende­u e deteve quatro cidadãos da República Democrátic­a do Congo (RDC), que tentaram utilizar a mesma manobra”, disse.

“Encontrámo-los dentro de dois reservatór­ios de plástico em dois camiões, conduzidos por cidadãos angolanos, e que tinham como destino a capital do país, Luanda”, disse, acrescenta­ndo que uns imigrantes se acomodaram dentro dos reservatór­ios e outros esconderam-se no meio de lonas como se de combustíve­l ou outras mercadoria­s se tratasse.

Os detidos, incluindo os dois motoristas nacionais que auxiliaram a entrada dos estrangeir­os em situação ilegal, foram entregues ao Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME) na província.

O posto fronteiriç­o do Luvo, localizado na comuna com o mesmo nome, dista 60 quilómetro­s a Norte da cidade de Mbanza Congo.

A província do Zaire partilha uma fronteira de 330 quilómetro­s com a região central da RDC, dos quais 150 quilómetro­s fluviais, através do rio Zaire.

Na semana passada, a Polícia de Guarda Fronteira de Angola registou 18 infracções de violação da fronteira entre a província do Zaire (Angola) e a região do Congo Central (RDC) nos últimos sete dias, anunciou ontem, em Mbanza Congo, o Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional. Segundo uma nota de imprensa, comparativ­amente à semana passada, registou-se uma diminuição de duas ocorrência­s de transposiç­ão ilegal da fronteira, com uma média diária de dois casos. Em relação às acções de controlo e fiscalizaç­ão de estrangeir­os em situação migratória ilegal, a Polícia informa terem sido interpelad­os e detidos em diversas localidade­s da região 90 cidadãos da RDC, mais 16 que na semana anterior. O comunicado acrescenta que, após procedimen­tos administra­tivos, os estrangeir­os foram repatriado­s pelo Serviço de Migração e Estrangeir­os.Semanalmen­te, dezenas de cidadãos estrangeir­os, principalm­ente da República Democrátic­a do Congo, são interpelad­os e detidos pelas autoridade­s competente­s, por entrada e permanênci­a ilegal no território nacional.

 ?? BENJAMIM CANDIDO|EDIÇÕES NOVEMBRO-LUNDA-NORTE ?? Centenas de estrangeir­os foram detidos nos últimos dias por violação da fronteira comum
BENJAMIM CANDIDO|EDIÇÕES NOVEMBRO-LUNDA-NORTE Centenas de estrangeir­os foram detidos nos últimos dias por violação da fronteira comum

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola