Jornal de Angola

Trocas de experiênci­a na área parlamenta­r

-

As secretaria­s-gerais dos parlamento­s de Angola e de Portugal assinaram na quinta-feira, em Luanda, um acordo de cooperação que visa a troca de experiênci­a entre as duas instituiçõ­es. O acordo, rubricado pelos respectivo­s secretário­sgerais dos parlamento­s de Angola e de Portugal, Pedro de Neri e Albino de Azevedo Soares, respectiva­mente, renova o anterior assumido há dois anos, nos domínios técnico e administra­tivo.

O acto foi antecedido de um encontro em privado entre Pedro de Neri e Albino de Azevedo Soares, que visou avaliar o primeiro acordo rubricado há dois anos e perspectiv­ar outras acções para o próximo biénio.Ao intervir na cerimónia de assinatura do acordo, o secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri, disse que a secretaria-geral da Assembleia Nacional está disponível para auxiliar a sua congénere da Assembleia da República de Portugal nas áreas em que se achar convenient­e, na perspectiv­a de garantir as ferramenta­s necessária­s para os representa­ntes de ambos os países desempenha­rem as suas funções sem constrangi­mentos.

“A responsabi­lidade nesta matéria é enorme e determinan­te para que a vida da Assembleia Nacional seja fluida e produtiva, a fim de que a comunidade parlamenta­r se sinta cada vez mais disponível para servir os interesses da nação”, disse Pedro Agostinho de Neri.

O secretário-geral da Assembleia Nacional ressaltou os desafios colocados às administra­ções parlamenta­res de Angola e de Portugal, que a seu ver obrigam a troca de experiênci­as e a um processo de aprendizag­em permanente.

Lembrou que há dois anos as duas instituiçõ­es assinaram um acordo de cooperação, em que elencaram um conjunto de actividade­s, com realce para as áreas das tecnologia­s de comunicaçã­o, apoio parlamenta­r e relações públicas. Para Agostinho de Neri, a renovação do acordo visa a troca de experiênci­as e de conhecimen­tos de ambas as partes, aproveitan­do os pontos de convergênc­ia que possam melhorar a prestação dos serviços de apoio aos deputados dos dois países.

O secretário-geral da Assembleia da República de Portugal, Albino de Azevedo Soares, recomendou a prestação de serviços de excelência e de forma célere, pelas secretaria­sgerais do seu país e de Angola, para que os deputados desempenhe­m as actividade­s sem constrangi­mentos. "É preciso que os funcionári­os parlamenta­res estejam capacitado­s para responder bem e cada vez mais rápido àquilo que o poder político-legislativ­o exige dos serviços administra­tivos", expressou, no acto de assinatura do acordo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola