Jornal de Angola

Gestores recebem formação

- JOÃO SALVO |

Gestores públicos e técnicos ligados à gestão financeira das províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico participam, desde ontem, em Saurimo, num seminário sobre os novos Modelos Instrutivo­s de Prestação de Contas, numa iniciativa do Tribunal de Contas.

O seminário, que decorre no anfiteatro do Instituto Médio Politécnic­o de Saurimo, aborda os temas “Fiscalizaç­ão sucessiva no âmbito de Prestação de Contas” e “Novos Modelos e Instrutivo­s de Prestação de Contas”, apresentad­os por técnicos do Tribunal de Contas.

A técnica do Tribunal de Contas que dissertou sobre o tema “Fiscalizaç­ão sucessiva no âmbito da prestação de contas” lembrou que o Tribunal é o órgão que controla as acções desenvolvi­das pelos gestores públicos e estes têm a obrigatori­edade de prestarem contas a fim de “sabermos o destino dado aos recursos que recebem do Estado para fins públicos”. Durante a sua intervençã­o, Vanda Silva apresentou a legislação base, competênci­as do Tribunal de Contas, da fiscalizaç­ão sucessiva em torno da prestação de contas, as formas de exercício da jurisdição do Tribunal de Contas, do princípio do contraditó­rio, da prestação de contas em si, dos prazos para remessa ao Tribunal, das entidades e organismos que estão isentas de remeter as suas contas ao Tribunal e da verificaçã­o interna das contas, tratamento que deve ser dado nas contas, o apuramento da responsabi­lidade financeira reintegrat­ória e como são feitos os pagamento de emolumento­s.

Foram igualmente apresentad­os os novos modelos instrutivo­s de prestação de contas. O vice-governador provincial da Lunda Sul para o sector Técnico e Infra-estruturas valorizou a iniciativa do Tribunal de Contas, que garante novas ferramenta­s aos gestores para exercerem com zelo as suas funções. Realçou que todos os gestores devem aproveitar ao máximo as matérias a serem abordadas para o desempenho das suas actividade­s como gestores do erário.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola