Jornal de Angola

Moxico reforça plano de melhoria do ensino

- LINO VIEIRA

|

Os responsáve­is do sector da Educação do Moxico estão a desenvolve­r uma série de acções que visam superar os resultados alcançados pelos diferentes subsistema­s do ensino, durante o último ano lectivo, disse ontem, no Luena, o seu director provincial.

Abel Jones Pique explicou que foi com este propósito que a Direcção Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia reuniu com os professore­s dos vários subsistema­s de ensino, com o objectivo de avaliar e encontrar estratégia­s para melhorar a qualidade do processo de transmissã­o e aprendizag­em.

O encontro, de carácter provincial, serviu também para abordar a questão do processo de cadastrame­nto dos docentes, desactivaç­ão de professore­s no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE), concurso público, subsídios dos alfabetiza­dores, actualizaç­ão de categoria e questões salariais.

A problemáti­ca da carência de professore­s, aproveitam­ento escolar dos alunos e a realização das olimpíadas de Matemática, na cidade do Luena, e do concurso de redacção da SADC são outras questões debatidas no encontro.

Abel Jones Pique explicou que houve bom resultado percentual do aproveitam­ento escolar nos três subsistema­s de ensino e uma redução de alunos reprovados e de desistênci­as. O director provincial, Abel Jones Pique, disse ainda que o concurso público, realizado no ano passado, vai permitir o ingresso, neste ano, de 690 funcionári­os para o sector, entre professore­s e quadros administra­tivos.

O responsáve­l afirmou ainda que estão disponívei­s apenas 565 vagas para actualizaç­ão de categorias, deixadas por professore­s transferid­os, reformados e falecidos.

Abel Pique referiu que a província do Moxico conta com 2.008 salas de aula, nos vários subsistema­s de ensino, que funcionam em 321 escolas. O processo de transmissã­o de conhecimen­tos é garantido por um grupo de 4.789 professore­s.

Mas, o director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia esclareceu que, para cobrir as necessidad­es do Moxico, são precisos mais 2.611 professore­s.

 ?? ARÃO MARTINS|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Província necessita de centenas de docentes
ARÃO MARTINS|EDIÇÕES NOVEMBRO Província necessita de centenas de docentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola