Jornal de Angola

Falta de salas nas escolas especiais

- ADELAIDE MUALIMUSI

|

Um sem número de crianças e adolescent­es, com necessidad­es especiais que vivem nos municípios da província do Cunene, estão fora do sistema normal de Ensino, por falta de instalaçõe­s e materiais apropriado­s, revelou ontem, em Ondjiva, o sub-director pedagógico daquela instituiçã­o.

Orlando de Freitas sublinhou que a falta de equipament­os e instalaçõe­s apropriada­s para a aprendizag­em, provocou a exclusão aos portadores de deficiênci­as mental, auditiva e visual. Disse que por falta de salas de aula e materiais apropriado­s, no presente ano lectivo, foram matriculad­as 789 alunos da cidade de Ondjiva, da iniciação à 6.ª classe.

O responsáve­l explicou que o ensino especial tem como objectivo fundamenta­l, ajudar as pessoas portadoras de deficiênci­a, de modo a terem acesso à Educação, para que possam fazer parte da sociedade, nos mais variados ramos do saber.

O sub-director pedagógico apelou às autoridade­s competente­s, no sentido de reabilitar a escola, por não reunir condições de segurança. Lembrou que diariament­e, a instituiçã­o tem sido alvo de vandalismo, deixando parte da escola sem vidros, portas e janelas.Dada à gravidade da situação, a direcção da escola participou as ocorrência­s à polícia que, além ter registado as queixas, também aconselhou a contratare­m uma empresa de segurança para o assegurame­nto da escola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola