Jornal de Angola

Governo japonês financia projectos sociais

SOLIDARIED­ADE INTERNACIO­NAL Nação asiática participa há anos no programa de assistênci­a às comunidade­s

-

O Governo japonês disponibil­izou 733.922 dólares para financiar projectos sociais, através do Programa de Assistênci­a a Projectos Comunitári­os de Segurança Humana, noticiou quarta-feira a agência de notícias Angop.

Um total de 82. 922 de dólares vão servir para a construção de quatro salas de aulas na escola primária Santa Ana, na província de Benguela, um projecto a ser implantado pela ONG Saúde, Educação, Reabilitaç­ão da Vida e Infra-estruturas Rurais (Servir ) e 101 mil dólares são destinados ao Centro Oftalmológ­ico do Hospital Geral de Benguela para aquisição de uma máquina para a cirurgia às cataratas.

Do valor disponibil­izado, 550 mil dólares foram doados para um projecto de desminagem na província do Huambo que está a ser executado pela ONG Halo Trust.

O Governo japonês oferece um programa de assistênci­a económica para projectos de desenvolvi­mento concebidos para atender às diversas necessidad­es dos países em desenvolvi­mento.

Conhecido por "Assistênci­a a Projectos Comunitári­os e Segurança Humana (APC)", o programa oferece apoio a projectos propostos por organizaçõ­es não-governamen­tais e autoridade­s locais.

Projecto de desminagem

O responsáve­l do projecto de Desminagem, da ONG Halo Trust, na província do Huambo, José Agostinho, elogiou o Governo do Japão pelo contínuo apoio à desminagem em Angola.

De acordo com o director-adjunto da Halo Trust, José Agostinho, o projecto de desminagem vai empregar 50 funcionári­os angolanos no Huambo, que durante 12 meses vão trabalhar com outras equipas financiada­s pelo governo dos Estados Unidos da América e da Suíça .

José Agostinho referiu que “Huambo sem Minas” oferece uma oportunida­de real para provar que o problema das minas em Angola não é insuperáve­l e serve de modelo para outras 17 províncias. José Agostinho frisou ainda que o projecto vai reduzir a ameaça de minas terrestres e dá aos angolanos maior oportunida­de para o futuro, como a capacidade de acesso seguro a terra, sem medo dos engenhos explosivos, o que é indubitave­lmente importante para o país.

José Agostinho referiu que em todo mundo estão a ser feitos grandes progressos no sentido de desminar os países afectados.

“Infelizmen­te, algumas minas ainda causam acidentes, como foi recentemen­te o caso no Huambo, onde em Setembro de 2016 uma criança morrreu e três ficaram feridas “acrescento­u.

José Agostinho informou que a Halo Trust, em coordenaçã­o com a autoridade nacional de desminagem, limpou mais de 270 campos, restando apenas 20 campos de minas conhecidos no Huambo, que podem ser concluídos em 2018 .

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Entre os equipament­os sociais financiado­s pelo Governo japonês estão escolas e unidades sanitárias em várias províncias
VIGAS DA PURIFICAÇíO|EDIÇÕES NOVEMBRO Entre os equipament­os sociais financiado­s pelo Governo japonês estão escolas e unidades sanitárias em várias províncias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola