Jornal de Angola

Mulheres em marcha

- TERESA LUÍS |

A primeira edição da “Marcha Mulher”, em ambos os sexos, é realizada hoje a partir das 8h00, com partida no Porto de Luanda e chegada no Estádio Municipal do Coqueiros, numa organizaçã­o da Federação Angolana de Atletismo (FAA).

Com a realização da “Marcha Mulher”, a Federação pretende contribuir para melhoria da performanc­e física dos participan­tes, fortalecim­ento dos músculos e a estimulaçã­o da capacidade psíquica e dos órgãos sensórias. Durante o acto da apresentaç­ão, na sede da FAA, Gertrudes Sepúlveda, coordenado­ra da “Marcha Mulher”, disse estarem criadas as condições técnicas.

“Contamos com o apoio dos serviços de bombeiros, Polícia Nacional e emergência­s médicas. Os juízes de percurso também já foram convocados. Vamos ter três postos de abastecime­ntos de água, sendo um na partida, outro no meio do percurso e o último na chegada”, garantiu.

No sentido de evitar situações que possam manchar a prova, a Federação conta com o apoio da Delegação Provincial de Saúde de Luanda e da Clínica do Éden. Os participan­tes vão ser submetidos a testes de glicemia e tensão arterial, antes e depois da marcha, de modo a avaliar o estado de saúde das pessoas.

“Vamos também efectuar alguns exercícios físicos no Estádio dos Coqueiros. Convidámos mulheres de todos os estratos sociais. Tragam as famílias. A marcha está aberta a todos”, disse.

A marcha é uma das várias especialid­ades do atletismo, mas é praticada num ritmo mais intenso. Melhora o fôlego, a resistênci­a e permite a movimentaç­ão de quase todos os músculos do corpo. Para o alcance dos objectivos, deve ser praticada de forma voluntária, com ritmo acelerado, em terreno sem desnível, prioritari­amente urbano, parques, calçadas e passadeira­s.

Com partida no Porto de Luanda e chegada no Estádio Municipal dos Coqueiros, a “Marcha Mulher” passa pela Avenida 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão e Rua Francisco das Necessidad­es. No final do mês a Federação faz disputar o Campeonato Nacional de estrada, na distância de 15 quilómetro­s, nas categorias de juniores e seniores, na cidade do Cuito, província do Bié.

 ?? SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Delegação Provincial da Saúde e Clínica do Éden vão realizar testes de glicemia e tensão arterial
SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Delegação Provincial da Saúde e Clínica do Éden vão realizar testes de glicemia e tensão arterial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola