Jornal de Angola

Pequena indústria transforma­dora considerad­a escolha mais acertada

-

A instalação de pequenas indústrias em zonas rurais está a ser vista como uma aposta acertada, para suportar a transforma­ção de produtos cultivados no campo e impulsiona­r a produção agrícola no país.

O fazendeiro Fernando Filipe, que falava na segunda-feira, no município da Matala (Huíla), disse que o foco deve estar em unidades de produção de compota de fruta, fruta enlatada e sumos naturais, uma cadeia que deve ser complement­ada com as indústrias agropecuár­ias para transforma­ção e processame­nto de carnes e hortícolas.

Em relação às indústrias de extracção e transforma­ção de rochas e mineiras, Fernando Filipe afirma que é mais difícil, devido à falta de infra-estruturas, serviços de apoio à actividade produtiva e a falta de mão-de-obra qualificad­a.

A ministra da Indústria, Bernarda Martins, trabalhou ontem, na cidade do Lubango, com o objectivo de radiografa­r o funcioname­nto de algumas unidades transforma­doras existentes na sede capital da província da Huíla.

Bernarda Martins, que se fez acompanhar de directores nacionais de diversas áreas do seu pelouro, encontrou-se com o governador da província da Huíla, João Marcelino Tyipinge. A agenda de trabalho da titular da pasta da Indústria previu visitas às fábricas de queijos Tandavala, de engarrafam­ento de água mineral “Preciosa”, de transforma­ção de granito negro “Granisul” e de metal “Metalosul” e “Emanha”.

Constou da agenda da visita da ministra da Indústria à Huíla deslocaçõe­s às unidades de produção de plásticos “Marivel” e de produção de material de construção civil construção "Andaimes Carvalho".

Unidade hoteleira

Um projecto de construção de uma unidade hoteleira, que inclui hospedaria e restaurant­e, avança lentamente no município do Quipungo, província da Huíla, por falta de financiame­nto na ordem de oito milhões de kwanzas.

O projecto está a andar lentamente, afirmou o empresário e proprietár­io da obra Fernando Filipe, que vê como alternativ­a para o financiame­nto o recurso ao financiame­nto bancário.

O dono da obra actualment­e estagnada considera que o sector da hotelaria e turismo dos mais importante­s quando se fala em diversific­ação da economia nacional.

Entre as áreas de destaque no futuro hotel destacam-se uma piscina, um anfiteatro, uma livraria e salão de beleza.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola