Jornal de Angola

Executivo disponibil­iza mais fertilizan­tes

-

O Executivo garantiu ontem que vai disponibil­izar com pontualida­de imputs agrícolas para a região sul do país a partir de Junho próximo, para facilitar a preparação da época agrícola 2017/2018.

A garantia foi dada pelo ministro da Agricultur­a e do Desenvolvi­mento Rural, Marcos Nhunga, no Huambo, no final da visita de constataçã­o ao sector na província. O governante garantiu que os fertilizan­tes, instrument­os de trabalho, calcário e outros insumos vão chegar pontualmen­te às mãos dos camponeses, para evitar constrangi­mentos provocados pela falta de chuva na presente época.

O ministro da Agricultur­a afirmou que, durante a sua estada na província, foi possível constatar muitas áreas cultivadas de milho, feijão e soja, o que revela um envolvimen­to “muito forte” das famílias camponesas e empresário­s do sector agrícola, mas reconhece que a falta de chuva afectou o trabalho.

Marcos Nhunga assegurou que o ministério vai acompanhar os prejuízos provocados pela estiagem, de modo a tomar outras providênci­as, para manter a segurança alimentar da população.

O governador da província do Huambo, João Baptista Kussumua, manifestou-se satisfeito com a iniciativa do sector de pôr pontualmen­te à disposição das famílias camponesas e agricultor­es os insumos agrícolas para a próxima época, para que o planalto central recupere o seu potencial agrícola. “Todo o apoio a ser recebido da entidade que cuida a política agrícola no país será bem-vindo, porque o Governo do Huambo quer restaurar o potencial agrário da região, um apoio que será extensivo também ao sector da pecuária, indústria e comércio para que os camponeses possam escoar a produção”, disse. Durante a visita, o ministro da Agricultur­a visitou o projecto “Kuendi” no município da Caála, que tem cultivados mais de 1.500 hectares de milho, prevendo-se, mesmo com as dificuldad­es da falta de chuva, colher nove mil toneladas deste cereal, 300 hectares de soja e uma área não especifica­da de cinzal.

Marcos Nhunga visitou igualmente a fazenda Atucu, na comuna da Chipipa, que vai adquirir, numa primeira fase, mil vacas leiteiras, este ano, para, em 2018, iniciar a produção de seis milhões de litros de leite ano.

 ?? SANTOS PEDRO!CUNENE|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministério da Agricultur­a garante que vai compensar os prejuízos provocados pela seca
SANTOS PEDRO!CUNENE|EDIÇÕES NOVEMBRO Ministério da Agricultur­a garante que vai compensar os prejuízos provocados pela seca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola