Jornal de Angola

Pedida extradição de um alegado criminoso nazi

-

A Polónia anunciou que vai solicitar aos Estados Unidos a extradição de um homem de 98 anos acusado de ter ordenado em 1944 o assassinat­o de 44 pessoas quando dirigia uma unidade ucraniana que colaborava com os nazis alemães, indicou ontem uma fonte judicial.

Trata-se de Michael Karkoc, um cidadão americano que vive em Minnesota, a quem o Instituto da Memória Nacional (IPN) da Polónia acusa de crimes de guerra e crimes contra a Humanidade, indicou à AFP Jacek Nowakowski, chefe do organismo em Lublin (leste).

Em 23 de Julho de 1944, o comandante de uma companhia da Legião de Autodefesa Ucraniana, integrada por voluntário­s que lutaram ao lado dos SS (Schutzstaf­fel, Esquadrões de Protecção Nazis), ordenou uma acção de retaliação contra os polacos de Chlaniow e Wladyslawi­n, na região de Lublin, para exigir a morte de todos os habitantes.

A companhia matou 44 civis, incluindo várias mulheres.

Não há testemunha­s directas do massacre ocorrido há 72 anos, mas uma investigaç­ão do Instituto da Memória Nacional estabelece­u que Michael Karkoc era o comandante ucraniano que em 1944 ordenou a execução. Para obter a extradição, o IPN cumpriu na segundafei­ra o primeiro passo, que consiste em solicitar um mandado internacio­nal de prisão num tribunal de Lublin, informou Nowakowski. Uma vez obtida esta ordem, o IPN deve encaminhar o pedido de extradição ao Ministério da Justiça que, em seguida, irá transferi-lo para a pasta das Relações Exteriores. No caso de julgamento, Karkoc pode ser condenado a prisão perpétua.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola