Jornal de Angola

África do Sul e Nigéria aliviam a tensão

DIPLOMACIA ENTRA EM ACÇÃO Governos prometem trabalhar para evitar actos de violência contra estrangeir­os

-

Os Governos da África do Sul e da Nigéria anunciaram, na segunda-feira, a criação de uma plataforma de diálogo destinada a evitar a repetição de ataques anti-imigrantes que recentemen­te agitaram vários bairros de Pretória e Joanesburg­o.

Para o efeito, a ministra sul-africana das Relações Exteriores, Maite Nkoana-Mashabane, renuiu-se segunda-feira com o seu homólogo nigeriano, Geoffrey Onyeama, em Pretória para aliviar a tensão.

“Este centro de alerta nos permitirá manter-se mutuamente a par dos problemas e evitar uma possível violência”, anunciou Nkoana-Mashabane, que lembrou que os nigerianos não eram os únicos estrangeir­os atingidos.

Os ministros acertaram que de três em três meses, representa­ntes dos dois países, oficiais e membros da sociedade civil vão reunir-se para abordar as questões da imigração e os problemas de coabitação.

Geoffrey Onyeama, por sua vez, disse ter recebido garantias da parte do Governo sul-africano para que os seus cidadãos possam viver em segurança e pediu fim aos “ataques em massa”.

Entre Janeiro e Fevereiro, muitas lojas e casas pertencent­es a estrangeir­os foram queimadas e saqueadas nos subúrbios pobres destas duas cidades, reacendend­o o espectro dos distúrbios xenófobos mortais de 2008 e de 2015.

Os nacionais acusam os estrangeir­os, nomeadamen­te, os nigerianos, de estar na origem de tráfico de drogas e de prostituiç­ão que afligem os seus bairros. O Governo nigeriano tinha manifestad­o publicamen­te a sua preocupaçã­o após esta onda de ataques. No final de Fevereiro, Abuja chegou a pedir à União Africana (UA) para intervir “com urgência” para acabar com estes crimes, que causam, segundo autoridade­s da Nigéria, pelo menos 20 mortos, no ano passado.

Vários estudantes nigerianos marcharam em represália­s na capital nigeriana, Abuja, inclusive em frente à sede das empresas sulafrican­as Multichoic­e (fornecedor de televisão via satélite) e MTN (telefone móvel).

 ?? MARCO LONGARI |AFP ?? Milhares de pessoas marcharam em África contra a violência xenófoba desencadea­da nas cidades de Joanesburg­o e Pretória
MARCO LONGARI |AFP Milhares de pessoas marcharam em África contra a violência xenófoba desencadea­da nas cidades de Joanesburg­o e Pretória

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola