Jornal de Angola

Dinheiro mais caro nos EUA

-

O preço do dinheiro vai aumentar nos EUA a partir de hoje, segundo dia da reunião da Reserva Federal (Fed). A actual taxa de juro de referência está em 0,75 por cento, devendo subir 0,25 pontos percentuai­s, sendo esta apenas a primeira de três subidas que devem ocorrer ao longo deste ano. Certezas não há, mas o mercado acredita piamente que esse é o cenário mais provável. A criação de emprego acelerou nos EUA e o volume dos salários também. A OCDE estima que o estímulo fiscal prometido pelo presidente norte-americano, Donald Trump, leve a economia a crescer 2,4 por cento em 2017.

O banco central quer agora arrefecer a economia e controlar a inflação (já perto dos dois por cento), ao contrário do Banco Central Europeu (BCE), que mantém a taxa de juro directora em zero e está longe de vislumbrar um cresciment­o robusto da economia. O presidente da instituiçã­o, Mario Draghi, aponta para um cresciment­o na zona euro de apenas 1,8 por cento em 2017 e 1,7 por cento em 2018.

A última mexida na taxa de juros na União Europeia aconteceu em Março de 2016, quando a autoridade monetária reduziu a taxa central de 0,05 por cento. A taxa de juro de refinancia­mento e as taxas de juro de cedência de liquidez e de facilidade de depósito “permanecer­ão inalterada­s em zero, 0,25 e -0,4 por cento, respectiva­mente”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola