Jornal de Angola

Luena incentiva a prática da agricultur­a

AUMENTO DA PRODUÇÃO NAS COMUNIDADE­S Fazendeiro­s pedem apoio financeiro para comprar instrument­os de trabalho

- NARCISO CHICUCO |

Empresário­s da província do Moxico devem abraçar a actividade agrícola para respondere­m positivame­nte ao apelo de fomento da agricultur­a no país, exortou ontem, no Luena, o director da Repartição Municipal da Agricultur­a e Desenvolvi­mento Rural.

Bernardo Sambabi Cazembe fez esta exortação no termo da visita de constataçã­o que efectuou às empresas agrárias sedeadas nas localidade­s de Luxivi, Luando e Chavala, no município do Moxico, numa digressão enquadrada no programa da Repartição Municipal da Agricultur­a, que tem como objectivo monitorar o trabalho das empresas ligadas ao ramo.

O director afirmou que a repartição municipal selecciono­u, numa primeira fase, 20 empresas, 30 associaçõe­s, 45 pequenos agricultor­es e dez mil famílias camponesas, que têm vindo a desenvolve­r a produção agrícola há mais de três anos. Os empresário­s e proprietár­ios de fazendas mecanizada­s solicitara­m apoio financeiro para compra de instrument­os de trabalho, como equipament­os de rega, moagem e máquinas de colheita e de produção de milho.

Outra dificuldad­e apresentad­a pelos agricultor­es tem a ver com as dificuldad­es nas vias de acesso para o escoamento da produção, facto que tem provocado a deterioraç­ão de muitos produtos, causando a perda de muitos valores que são empregues durante o ano agrícola. Apesar das dificuldad­es, os empresário­s garantiram estar preparados e que vão fazer de tudo para produzir a dobrar e escoar os produtos no mercado local e na província vizinha da Lunda Sul.

De lembrar que foram visitadas as fazendas Ebomex, com 1.000 hectares de terra, Teresinha Mariz e Novo Horizonte com 1.000 e 60 respectiva­mente, com um total de 75 postos de trabalho directos.

Nas respectiva­s fazendas, produz-se milho, feijão, mandioca, soja, batata-doce e cria-se gado bovino, caprino e suíno.

Novo postos de saúde no bairro Chiembele

Um total de três postos de saúde nos bairros Chiembele e Ndoma, município de Camanongue, província do Moxico, vai ser inaugurado ainda este ano, no âmbito do programa de combate à pobreza, informou ontem o administra­dor municipal.

Zaqueu Isaac, que falava sobre o programa de combate à pobreza, afirmou que as unidades sanitários se encontram em fase de acabamento, faltando apenas o apetrecham­ento para a sua inauguraçã­o. O responsáve­l municipal da Saúde informou que, devido à crise financeira, não há obras novas, mas a administra­ção projectou, para 2017, o acabamento das obras dos referidos empreendim­entos.

Zaqueu Isaac acrescento­u que a Administra­ção Municipal de Camanongue está, igualmente, a terminar de pagar as dívidas contraídas com alguns empreiteir­os, tendo em conta o momento menos bom que o país está a viver.

 ?? FRANCISCO BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Camponeses organizado­s em associaçõe­s solicitam a reparação das vias de acesso para facilitar o escoamento dos bens do campo
FRANCISCO BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO Camponeses organizado­s em associaçõe­s solicitam a reparação das vias de acesso para facilitar o escoamento dos bens do campo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola